História, perguntado por marcelodosantos, 1 ano atrás

"O ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país. A partir dessa data, houve aceleração das mudanças sociais e políticas, a história começou a andar mais rápido. No campo que aqui nos interessa, a mudança mais espetacular verificou-se no avanço dos direitos sociais. […] Os direitos políticos tiveram evolução mais complexa. O país entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e regimes democráticos." (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002).

No texto acima, o historiador José Murilo de Carvalho ressalta as grandes mudanças ocorridas no Brasil a partir de 1930. Este ano marca a entrada de Getúlio Vargas no comando da nação, em um episódio que ficou conhecido na história como "Revolução" de 1930. Sabemos, contudo, que o termo entre aspas não é correto para definir os acontecimentos deste momento histórico, porque:

Alternativas:

a)
Em 1930 tivemos a manutenção da política conhecida como "café-com-leite", apesar do forte movimento armado que tentou retirar o presidente Washington Luís do governo.
b)
Tivermos sim uma Revolução em 1930, nos moldes típicos que caracterizam esse processo histórico. Contudo, há uma ranhetice histórica, uma vez que o processo revolucionário não foi comandado pela esquerda.
c)
Não tivemos uma revolução em 1930 porque processos históricos desta natureza precisam ter uma luta armada entre a maioria da população, o que não aconteceu em 1930, à exceção do levante paulista de 1932.
d)
Não tivemos em 1930 uma mudança drástica nos rumos da nação, o que caracterizaria uma Revolução. Tivemos sim um rearranjo das elites governantes do país.
e)
Tivemos em 1930 uma revolução. No entanto, ela não é considerada pela historiografia porque este conceito histórico só ganhou força a partir da Revolução de 1964.

Soluções para a tarefa

Respondido por valdemarfurtadowe09d
36
d)
Não tivemos em 1930 uma mudança drástica nos rumos da nação, o que caracterizaria uma Revolução. Tivemos sim um rearranjo das elites governantes do país. 
Perguntas interessantes