História, perguntado por kdjsijdhjisd, 1 ano atrás

"O ano de 1850 foi um marco divisor de águas, devido à promulgação da lei Eusébio de Queiroz. Embora, após a extinção oficial do tráfico, tenham sido registrados alguns desembarques clandestinos de africanos, estes foram em pequeno número e, dez anos após a promulgação da referida lei, o Brasil havia definitivamente deixado de ser um país importador de escravos."

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010. p. 183. (Adaptado)
A lei de 1850 representou um marco importante no processo de abolição da escravidão no país. Essa medida teve como impacto o(a)
a) declínio da produção cafeeira.
b) crescimento do número de alforrias.
c) distribuição de terras para os libertos.
d) intensificação do tráfico interprovincial.
e) adoção de uma política de reprodução de cativos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
47
Olá,

Resposta letra "D"

O trafico interprovincial já existia antes da lei Eusébio de Queiroz ser  aprovada, mas foi intensificado a partir dessa lei.

 

O trafico interprovincial foi o deslocamento de grande quantidade de escravos de um estado ou região para outra. Como a ocorrida na região da policultura na Bahia, que perdeu muitos escravos para a monocultura cafezeira da região sudeste.


Segundo Erivaldo Fagundes Neves varias caravanas de escravos seguiam rumo aos cafezais. Formaram empresas ou redes de comércio, revelando um potencial mercantil e dinamizador do tráfico. 


Espero ter ajudado. 

Respondido por girlanybeatrz
4

Resposta:d) intensificação do tráfico interprovincial

Explicação:

Perguntas interessantes