O ano de 1848 foi marcado por manifestações populares na Europa, conhecidas como “Primavera dos Povos”. Em 2010, um protesto na Tunísia deflagrou um conjunto de manifestações populares em outros países árabes. A imprensa aproximou os eventos de 1848 e 2010, quando cunhou a expressão Primavera dos povos árabes. Essa aproximação advém A- do interesse árabe em resolver conflitos entre minorias étnicas, as quais, como em 1848, encontram-se esmagadas por governos autoritários. B- da expectativa ocidental de que os países árabes assimilem a democracia, assim como em 1848 se esperava a ampliação das reformas liberais. C- do sentimento nacionalista laico das manifestações de 2010, que sustentou também as reivindicações das mobilizações de 1848. D- do ideal romântico que, em 2010, se expressou no martírio dos rebeldes e, em 1848, na disposição para a luta nas barricadas. E- da insatisfação com as constituições árabes que, assim como no constitucionalismo europeu de 1848, obstaculizam a participação popular
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B.
Explicação:
B) Da Expectativa ocidental de que os Países árabes assimilem a democracia, assim como em 1848 se esperava a ampliação das reformas liberais.
Resposta:
b) da expectativa ocidental de que os países árabes assimilem a democracia, assim como em 1848 se esperava a ampliação das reformas liberais.
Explicação:
(geekie)
A imprensa e autoridades do Ocidente têm criado uma expectativa de que as ofensivas contra os regimes ditatoriais (laicos ou religiosos) no Norte da África e no Oriente Médio objetivam a edificação de uma ordem democrática nos limites das teses propugnadas pelos liberais. A terminologia “primavera” está associada à ofensiva envolvendo amplos setores da sociedade civil contra o conservadorismo europeu no final da primeira metade do século XIX que encerrava o ciclo revolucionário liberal.