História, perguntado por soteriap95m8n, 1 ano atrás

O ano de 1492 é um marco da história do Ocidente, por ser o ano da “Descoberta da América”, da “Expulsão dos Mouros de Granada” e do “Banimento dos Judeus da Espanha”. Em 1492, temos outro acontecimento na história da cultura do Ocidente: António Nebrija publicou a Gramática da Língua Espanhola. Por que podemos afirmar que este evento marca o início do declínio da utilização do latim no ocidente? Assinale a alternativa CORRETA:

a)Porque o Papa João Paulo II manteve as determinações do concílio de São João Latrão, separando a Igreja Católica do Estado Italiano, mas, de modo contraditório, o italiano se mantém como um dos idiomas oficiais do Vaticano.

b)Porque a gramática é um símbolo da relação do Estado com a cultura pátria. Ao normatizar um idioma nacional, o latim deixa, aos poucos, de ser utilizado nos documentos oficiais do Estado, perdendo sua importância político-social.

c)Porque António de Nebrija era um herege protestante, contrário ao universalismo do latim, representado pelas missas católicas. Assim, trata-se de um possível precursor da Reforma Protestante.

d)Porque o Papa João XXIII inspirou Nebrija, ao abolir o latim da missa católica, no concílio Vaticano II, em 1964. Concílio este que se relaciona com a teologia da libertação latino-americana.

Soluções para a tarefa

Respondido por samaracabral15
35
alguém sabe a resposta dessa questão?
Respondido por padilhanet
11

Porque a gramática é um símbolo da relação do Estado com a cultura pátria. Ao normatizar um idioma nacional, o latim deixa, aos poucos, de ser utilizado nos documentos oficiais do Estado, perdendo sua importância político-social.

Perguntas interessantes