o amperímetro indicou 3,0 ma e o voltímetro, 10 v. cuidadoso, ele lembrou-se de que o voltímetro não é ideal e que é preciso considerar o valor da resistência interna do medidor para se calcular o valor da resistência r. se a especificação para a resistência interna do aparelho é 10 kω, a resistência r obtida pelo estudante foi: a) 1,0 kω.
Soluções para a tarefa
Considerando que a resistência interna do voltímero (Rv) está em paralelo com resistência do circuito (Rc) a ser medida, que o amperímetro marcou 3mA e o voltímetro 10V, e que a resistência interna tem o valor de 10kΩ , então, a resistência do circuito (Rc) é igual a 5,0kω. (Alternativa B)
O cálculo de resistência
A primeira Lei de Ohm determina a relação entre as grandezas tensão, resistência e corrente. No referido exemplo, utilizando a equação da primeira Lei de Ohm é possível encontrar a resistência do circuito.
Sendo a resistência do circuito disposta em paralelo com a resistência interna do aparelho, entende-se que a corrente é divida proporcionalmente entre as duas resistências. Assim, o primeiro passo é encontrar a corrente na resistência interna:
Em que:
Sendo a corrente total a divisão proporcional da corrente entre as resistências, a corrente da resistência do circuito (Rc) é:
Calculando a resistência do circuito (Rc) a partir da corrente que passa por ele e da tensão total, encontra-se:
Complemento da questão:
Alternativas:
a) 1,0kω
b)5,0kω
c)500ω
d)50,0kω
Aprenda mais sobre aplicação da primeira Lei de Ohm em: https://brainly.com.br/tarefa/31902980#
#SPJ4