O amor trovadoresco não exprime um ajustamento da realidade e do conceito do amor e do amar, mas é um conceito que quer operar sobre a realidade, transformá-la, ou seja, converter a situação passiva da mulher em princípio activo, a mulher que inspira o amor que integra a personalidade do homem, a fim de que este reconquiste a sua natureza una, perdida na pluralidade que o escraviza (. ) a valorização do princípio feminino, a exaltação do amor como portador do valor da unificação que liberta, é uma arma de combate contra a autoridade que oprime o livre exercício do indivíduo. CORREIA, N. Cantares dos trovadores galego -portugueses (seleção, introdução, notas e adaptação). Lisboa: Editorial estampa, 1978, p. 27. Refletindo sobre o excerto, é possível afirmar que as cantigas líricas do Trovadorismo apresentam Alternativas Alternativa 1: um eu-lírico feminino nas cantigas de escárnio, para destratar os homens. Alternativa 2: um eu-lírico neutro nas cantigas de amigo, para destacar o amor verdadeiro. Alternativa 3: um eu-lírico masculino nas cantigas de amigo, por valorizar o papel da mulher. Alternativa 4: um eu-lírico feminino nas cantigas de amor, para destacar as belezas naturais. Alternativa 5: um eu-lírico masculino nas cantigas de amor, destacando a vassalagem amorosa
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alternativa 5 eu lírico masculino era aquele amor inacalcavel aquele amor melancólico era até meio chato inconveniente
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