Administração, perguntado por guimaraesset, 11 meses atrás

O ambiente externo à organização é onde são encontrados os recursos de matéria-prima, mão de obra, energia, recursos financeiros entre outros. Para Oliveira (2013), o ambiente é o conjunto de fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação de sistemas. Nesse contexto, alguns componentes fazem parte do escopo no qual a organização não tem nenhum controle. Sobre os componentes, (1) econômico, (2) social, (3) político, (4) legal e (5) tecnológico, analise as afirmativas abaixo.

I – O componente social indica como os recursos são distribuídos e usados no ambiente.
II – O componente econômico descreve as características da sociedade na qual se situa a organização.
III – O componente legal consiste na legislação aprovada, ou seja, as regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir.
IV – O componente tecnológico inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços.

É correto apenas o que se afirma na alternativa:

Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
II e IV, apenas.

Alternativa 4:
III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por nanafcmpb1b81
29

Resposta:

Alternativa 4 - III e IV, apenas

Explicação:

De acordo com o livro de Planejamento Estratégico da Unicesumar, na pág 58, encontra-se a definição de cada componente.

O componente econômico indica como os recursos são distribuídos e usados no ambiente. Fazem parte desse componente econômico o produto interno bruto (PIB), lucros do setor econômico, taxas de inflação, produtividade setorial, taxas de emprego, balanço de pagamentos, taxas de juros, tributos e receitas de consumidores, despesas e débitos públicos.

O componente social descreve as características da sociedade na qual se situa a organização. Níveis educacionais, costumes, crenças, estilo de vida, idade, distribuição geográfica e mobilidade de uma população fazem parte do componente social. É importante lembrar que, embora as mudanças em uma sociedade possam ocorrer de modo lento ou rápido, elas acabam, inevitavelmente, acontecendo.

O componente político compreende os elementos relacionados a decisões governamentais. Exemplos desses elementos incluem estilo de governo, sua atitude diante de várias indústrias, esforços para tentar obter aprovação de projetos por grupos interessados, progressos na aprovação de leis, plataformas de partidos políticos e, algumas vezes, predisposição dos candidatos de se empenhar no cargo.

O componente legal consiste na legislação aprovada, ou seja, as regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir. No caso do Brasil, como exemplos de legislações voltadas especificamente para a operação de organizações, temos a Lei de Proteção do Consumidor n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, a Lei de Defesa da Concorrência n° 8.158, de 8 de janeiro de 1991, e a Lei do Meio Ambiente n° 6.938, de 31 de agosto de 1981.

O componente tecnológico inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços, como procedimentos e equipamentos novos. Um exemplo é a tendência contemporânea de utilizar robôs na tentativa de melhorar a produtividade. O aumento do uso de robôs fez crescer em muito a eficiência das indústrias manufatureiras. (CERTO; PETER, 2010, p. 30-31).


alvaroliber: Confirmado.
juliap9t5ve: Concordo opção III e IV , cfe consta na pág 58
Respondido por edufaria01cfaltonia
13

Resposta: Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Explicação:


alvaroliber: Confirmado,
Perguntas interessantes