O ambiente competitivo leva empresas de Comércio Exterior a otimizarem seus processos, buscando a redução do tempo perdido na execução de suas atividades, que na grande maioria são complexas. Dessa forma, a logística internacional precisa de um agenciamento de grande capacidade técnica, que possua um grande conhecimento dos trâmites legais e que possa proporcionar uma prestação de serviço de qualidade.
Nesse sentido, aponte três agentes logísticos internacionais e explique quais são suas atribuições.
Soluções para a tarefa
Acredito que se trata de Operadores logísticos Internacionais, eles são três no total, sendo eles:
- Multiclientes: Possui instalações e recebem vários clientes, compartilhando o mesmo Centro de Distribuição, que pode ser refrigerado, climatizado ou seco.
- In House ou In Company: São agentes que atuam na instalação do próprio cliente, que apesar de ter o espaço não tem processos para administrar armazenamento, transporte e distribuição.
- Full Dedicated: Esse tipo de Centro de Distribuição é dedicado a somente um cliente.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Trading Company - São empresas que podem atuar na exportação, importação, representação comercial e agenciamento de operações. Necessitam possuir o Certificado de Registro Especial, documento emitido em conjunto pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e Receita Federal (CASTRO, 2005). Os traders são os profissionais que realizam as operações de compra e venda no mercado internacional, por meio das Trading Companies.
Corretores ou Angariadores de cargas (Brokers) - São profissionais especializados que intermediam as relações entre os transportadores e os proprietários de cargas. A remuneração ocorre através de comissões sobre os fretes (RODRIGUES, 2005).
Agências Marítimas - São as representantes do armador em determinada localidade (país ou porto), responsável por conseguir espaços nas embarcações para os importadores e exportadores (SILVA, 2004).
Explicação: