O ambiente atual é o resultado da soma de múltiplos fatores que se estabelecem por meio de processos de planejamento, configuração e produção interdependentes. Essas ações não coordenadas apresentam, em certas ocasiões, efeitos secundários negativos, decorrentes da falta de uma solução global do problema. Esses aspectos negativos, como poluição ambiental, exploração sem limites das matérias-primas e sobrecarga do meio ambiente com a superprodução, não podem ser eliminados totalmente. Por isso, torna-se essencial compreender que, no futuro, as ações individuais deverão ser sintonizadas umas com as outras, a fim de se evitar um caos ainda maior.
Considerando esta contextualização para projetos de design, avalie as seguintes afirmações:
I O designer deve questionar as consequências de cada projeto na sociedade e, portanto, avaliar se o resultado do processo de planejamento e de configuração é sensato e se há aspectos negativos a considerar.
II Para resolver um problema projetual, os designers devem buscar uma solução que atenda às questões econômicas, deixando para o cliente as demais responsabilidades do projeto.
III Além das preocupações que dizem respeito ao processo de produção e às vantagens econômicas, o designer também deve considerar os possíveis efeitos na comunidade.
IV As consequências do projeto podem ser medidas pela seguinte máxima: os lucros de curto prazo devem ser confrontados com os efeitos sociais e ambientais de médio e longo prazos.
É VERDADEIRO o que se afirma em
a.
I e II, apenas.
b.
I e IV, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Sobre o papel do designer temos que a resposta certa é a: c. I, III e IV, apenas.
Isso porque as obras de design são de fundamental importância para possibilitar novas formas de materiais para as pessoas.
Nesse quesito, no momento da feitura desses objetos é de suma importância levar em consideração aspectos como o econômico e social.
Um projeto é aquele que traz impactos positivos na vida das pessoas possibilitando assim que ele tenha utilidade de forma prática em vários aspectos.
espero ter ajudado!
Resposta:
Reposta Correta - c.I, III e IV, apenas.
Explicação:
O designer deve questionar as consequências de cada projeto na sociedade e, portanto, avaliar se o resultado do processo de planejamento e de configuração é sensato e se há aspectos negativos a considerar.
Além das preocupações que dizem respeito ao processo de produção e às vantagens econômicas, o designer também deve considerar os possíveis efeitos na comunidade.
As consequências do projeto podem ser medidas pela seguinte máxima: os lucros de curto prazo devem ser confrontados com os efeitos sociais e ambientais de médio e longo prazos.