O ambientalista Aílton Krenak propõe uma abordagem original de resgate da cultura dos povos indígenas brasileiros. Apresenta também reflexões sobre as relações entre humanidade e natureza, no seu entender, desintegradas pela ganância humana; Discute a valorização da ancestralidade e das manifestações culturais dos povos originários; Analisa as heranças civilizatórias, o contato com o branco e o extermínio étnico; os conflitos históricos nas demarcações de territórios indígenas, dentre outros temas de relevância nacional e internacional. Sua avaliação sobre o mundo contemporâneo denuncia a relação predatória estabelecida entre a civilização e os recursos naturais, apontando contradições na sociedade industrial e em seus padrões de consumo: do cultivo agrícola à alimentação; passando pela exploração dos minérios às irregularidades do garimpo em territórios demarcados. O posicionamento do escritor estimula um debate atemporal sobre as ideias de progresso e de preservação ambiental; evidencia os conflitos históricos e as demandas indígenas, principalmente, a valorização das manifestações culturais e da consciência ecológica. Estabeleça uma relação entre as reivindicações pelos direitos indígenas, as condições estruturais de dependência econômica e a representatividade das minorias sociais na política brasileira
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Sobre a manutenção dos direitos indígenas podemos notar que a luta dos indígenas está estritamente relacionada com o descobrimento do Brasil.
Deste modo, é possível entender que quando os primeiros Europeus chegaram em nossas terras, já existia uma briga por poder e aumento de terras pelos próprios índios.
Assim, com a colonização milhares de índios morreram pelo incentivo a dominação de terras e expansão de Portugal, gerando uma diminuição dos povos indígenas assim como suas terras.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás