O alienista, publicado entre outubro de 1881 e março de 1882, é considerado um dos mais importantes contos de Machado de Assis. A partir da trajetória de Simão Bacamarte, protagonista da estória, Machado constrói um painel da sociedade brasileira de seu tempo, com seus valores, problemas e impasses. Tomando por base o fragmento selecionado, ASSINALE a opção que melhor exprime a intenção do autor.
1) Valorização da ciência como caminho preferencial para a superação do atraso intelectual do país.
2) Ironia em relação aos critérios utilizados por Simão Bacamarte na escolha de D. Evarista como sua esposa e genitora de seus filhos.
3) Apoio aos postulados do pensamento positivista e da ideologia do progresso defendidos por Simão Bacamarte.
4) Crítica aos hábitos culturais da vila de Itaguaí, em especial à alimentação, fator que contribuía para a dificuldade de D. Evarista em engravidar.
5) Exaltação do papel do médico como referência de desenvolvimento de uma sociedade.
Soluções para a tarefa
Resposta: Boa noite, a resposta é a letra B, no caso, número 2
Explicação:
Resposta:
2) Ironia em relação aos critérios utilizados por Simão Bacamarte na escolha de D. Evarista como sua esposa e genitora de seus filhos.
Explicação:
Você não colocou o fragmento selecionado, mas a minha resposta foi dada com base nas carateristicas de Machado e o contexto histórico.
Ao analizarmos o contexto histórico em que a escrita de "o alienista" foi dada, entre o fim do século XIX e o começo do século XX) é possível ressaltar o grande avanço das ciências, o que era visto sempre como algo bom, que solucionaria todos os problemas da humanidade, mas Machado sabia que não era exatamente assim. A escolha de Bacamarte foi dada sob uma "visão cientifica", mas no fim sabemos que não deu certo.
Ainda pode-se levar em conta o autor, machado é bem conhecido por suas críticas e ironia, não por menos é o escritor de Dom Caasmurro.