“O alicerce da dignidade humana está no fato de o homem existir, independente de sua situação social, levando na sua superioridade racional a dignidade de todo ser”.
FERNANDES, David Augusto. Organização das Nações Unidas: corredores humanitários e a dignidade da pessoa humana, p. 197. In: Revista Direito & Paz, Lorena, São Paulo, ano XVIII, n. 34, p. 192 - 208, 1º Semestre de 2016.
Analisando as afirmativas abaixo acerca das raízes do conceito e dos princípios da dignidade da pessoa humana, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O princípios da dignidade se baseia no ser humano, enquanto dotado de um valor próprio e que lhe é intrínseco, e que, por essa razão, ele pode se transformar em mero objeto ou instrumento.
Alternativa 2:
A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo.
Alternativa 3:
O princípio da dignidade da pessoa humana (PDPH) garante essencialmente o reconhecimento do homem como ser inferior, incapaz de adquirir o entendimento e a medida de todas as coisas.
Alternativa 4:
A liberdade do indivíduo impossibilita a preservação dos direitos humanos, naturais e inatos.
Alternativa 5:
A liberdade do indivíduo, como valor prioritário, é instância fundadora do direito, e a preservação dos direitos humanos, naturais e inatos, mas não é condição imprescindível da instituição da sociedade e do Estado democrático.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2:
A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo
Explicação:
O pensamento estoico reforça a noção de que a dignidade é algo que só existe no ser humano (alternativa 2).
Alternativa 2: A interpretação estoica da dignidade está vinculada à noção de liberdade pessoal de cada indivíduo.
O direito a uma vida digna
A Declaração Universal dos Direitos Humanos deixa expresso, em seu Art. 1º, que todos os homens nascem livres e são iguais em dignidade e em direitos. Logo, eu e você podemos entender que a dignidade é um aspecto que deve estar presente nas relações humanas.
Ainda, vale destacar que uma vida digna não tem relação com acúmulo de bens ou luxos exagerados. Como exemplos de condições básicas para o exercício de uma vida digna, podemos citar:
- Moradia decente
- Emprego
- Alimentação
- Vestimentas
Aprenda mais sobre o tema dignidade humana em:
https://brainly.com.br/tarefa/438848
Até logo!
#SPJ2
no fato de o homem existir, independente
de sua situação social, levando na sua
superioridade racional a dignidade de todo ser”