O alemão Heinicke, que viveu no século XVIII, é considerado o fundador do oralismo por ter criado uma metodologia que ficou conhecida como o “método alemão”. Para Heinecke, o pensamento dependeria da língua oral para existir e assim, a língua escrita deveria ser aprendida somente após a língua oral. (Nogueira, Carneiro & Soares, 2018, p. 24)
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; CARNEIRO, Marília Ignatius Nogueira; SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira. Libras. Maringá-PR: Unicesumar, 2017. Reimpresso em 2018.
No que diz respeito ao oralismo como abordagem metodológica para os surdos, leia e analise as assertivas a seguir:
I. Para o oralismo, a educação oral deve iniciar no momento em que a criança ingressa nas séries iniciais do ensino fundamental.
II. Essa abordagem metodológica não é a favor do uso da Língua de sinais, por considerar que os surdos se acomodariam e não se empenhariam em desenvolver a oralidade.
III. Os oralistas acreditam que a surdez seja uma deficiência que deva ser trabalhada por meio de estímulos auditivos e reabilitação da fala.
IV. Na década de 60, a abordagem oralista perdeu forças, devido a críticas e pelo fato de as pesquisas sobre o uso da língua de sinais começarem a permear as comunidades de surdos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Sobre o oralismo como abordagem metodológica para os surdos:
É correto o que se afirma em: Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Samuel Heinick, em torno de 1750, fundou a filosofia educacional Oralista defendendo que o ensino da língua oral, e a rejeição à língua de sinais, era a melhor forma de educar o aluno com surdez.
Em 1880, o Oralismo foi definido como única metodologia que deveria ser destinada ao ensino da população surda. O objetivo do Oralismo era fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade, sendo o início da reabilitação o mais precocemente possível, ou seja, deve começar quando a criança nasce ou quando se descobre a deficiência.
O Oralismo dominou até a década de sessenta quando William Stokoe publicou um artigo demonstrando que a Língua de Sinais constituía-se em uma língua com as mesmas características das línguas orais.
A partir daí, surgiram outras pesquisas demonstrando a importância da língua de sinais na vida da pessoa com surdez bem como revelando a insatisfação por parte das pessoas surdas com a abordagem oral.
Bons estudos!
Resposta:
É correto o que se afirma em: Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Explicação: