O alelo “a” recessivo é fatal, ou seja, o seu indivíduo portador morre ao nascer, pois ele não codifica a enzima X necessária para transformar um composto tóxico em um pigmento azul inofensivo. Portanto, a presença da enzima X codificada pelo alelo “A” dominante faz com que o indivíduo seja azul, e a sua ausência faz com que ele seja vermelho. Porém, o alelo “b” recessivo faz com que o composto tóxico nem sequer chegue a ser produzido.
Qual a proporção fenotípica esperada de adultos provenientes do cruzamento entre dois duplo-heterozigotos?
Escolha uma:
a. 9 azuis : 5 vermelhos
b. 8 azuis : 7 vermelhos
c. 9 azuis : 7 vermelhos
d. 8 azuis : 4 vermelhos
e. 9 azuis : 4 vermelhos
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
Isso se chama pleiotropia, logo o cruzamento de dois heterozigotos irá gerar uma prole de 1/2 azuis, 1/4 vermelho, 1/4 morto, mas como desconsideramos os mortos a prole fica 2/3 de Azuis e 1/3 de vermelhos.
Letra (d)
Letra (d)
Respondido por
11
Sobre a proporção fenotípica de dois adultos provenientes do cruzamento entre dois duplo-heterozigotos, pode-se esperar nove azuis e cinco vermelhos. Portanto, a opção A é a correta.
Características da Proporção Fenotípica
- Os fenótipos são responsáveis pela definição das características comportamentais, morfológicas e fisiológicas dos indivíduos formadas por ações do meio ambiente e expressão dos genes.
- A proporção fenotípica é o cálculo feito entre o cruzamento dos homozigotos recessivos ou dominantes para denominar a porcentagem genotípica de indivíduos heterozigotos.
- O mecanismo genético responsável por controlar as características por meio da expressão de um gene único é chamado de pleiotropia.
Entenda mais sobre Proporção Fenotípica aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/43306362
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás