O álcool e outras drogas, como sedativos, quando ingeridos em excesso ou com frequência, induzem a proliferação do retículo endoplasmático não-granuloso (liso ou agranular) e de suas enzimas. Isso aumenta a tolerância do organismo à droga, o que significa que doses cada vez mais altas são necessárias para que ela possa fazer efeito. Uma das consequências desse aumento de tolerância às drogas é a ineficácia de certos medicamentos, como é o caso de antibióticos. Esse é uma alerta importante para que possamos entender parte dos problemas decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas e do uso de medicamentos sem prescrição médica. LOPES, Sônia. BIO, volume único. 2ª ed. São Paulo: Saraiva. 2008. p.165. Uma pessoa que possui hábitos semelhantes aos mencionados no texto, teria o aumento da quantidade de retículo endoplasmático liso no interior das células. Esse aumento significa que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
O aumento do retículo endoplasmático liso sugere a hiperatividade de sua função, a qual encontra-se associada a eliminação e metabolização de toxinas, além de produção de substâncias esteroides, fosfolipideos e ácidos graxos.
Todavia, em se tratando do aumento de ingestão de álcool, o resultado se dá na redução da sensibilidade do retículo à droga, aumentando a dependência e a necessidade fisiológica.
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa 5:
Os retículos endoplasmáticos participam do processo de desintoxicação do organismo, por isso a necessidade de doses maiores das substâncias químicas para fazer efeito.
Explicação:
Perguntas interessantes