O albinismo é uma doença recessiva caracterizada pela falta de melanina no organismo. Uma mulher normal casa-se com um homem também normal para essa característica. Sabe-se que a mulher é filha de pai albino e mãe portadora do gene do albinismo e o homem é neto de avós paternos albinos e filho de mãe normal para essa característica, sem histórico de albinismo na família. A probabilidade de:
nascer uma criança normal é de 25%.
nascer uma menina albina é de 12,5%.
nascerem crianças normais é de 25% e crianças albinas é de 75%.
nascer uma menina normal é de 75% e um menino albino é de 25%.
nascer um menino albino é de 100%.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra B. E para chegarmos nesse resultado, precisamos nos lembrar de algumas regras que nós geralmente vamos utilizar em exercícios de genética.
- E que regras são essas ?
São 3, são elas :
- E o que nos diz a regra do menino/menina ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de nascer um menino ou uma menina devemos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas, isso porque, existe 1/2 (50%) de chance de você nascer um menino, e 1/2 (50%) de chance de você nascer uma menina.
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as possibilidades , por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer um menino E uma menina ?'' é de 1/4 ou 25%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino e multiplicar pela de ser menina, logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina OU um menino ?'' é de 100%, basta somarmos a probabilidade de ser menino, com a de ser menina, portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Sabendo dessas regras, podemos resolver a questão.
Ela nos diz que o albinismo é uma doença de caráter autossômico recessivo. Uma mulher normal, casa-se com um homem também normal. Nos dá a informação de que a mulher, é filha de pai albino e a mãe é portadora . Enquanto que o homem é neto de avós paternos albinos, e filho de mãe normal para essa característica.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Mas como saber que esse é o genótipo do casal ?
Vamos utilizar o que a questão nos disse, a mulher é filha de um pai albino, logo, seu genótipo se dá por ''aa''. E é filha de uma mãe que é portadora do alelo que causa o albinismo, então para descobrir o genótipo da filha, basta fazermos o cruzamento entre esse casal :
a a
A Aa Aa
a aa aa
Perceba que desse cruzamento, 50% dos genótipos são ''aa'' e codificam alguém com albinismo, enquanto que 50% dos genótipos são Aa e codificam alguém sem a doença, se a mulher é não albina, então ela obrigatoriamente será heterozigota.
Vamos fazer essa mesma análise na família do homem, ele é neto de avós paternos (por parte do pai), que são albinos, logo, possuem como genótipo ''aa''. Então vamos fazer o cruzamento entre os avós paternos para descobrirmos o genótipo do pai .
a a
a aa aa
a aa aa
Logo, o pai desse homem possui albinismo, já a mãe, não possui histórico de albinismo na família, essa informação por si só não nos diz se qual o genótipo dela, se é AA ou Aa, mas nos comprova que o homem é Aa, isso porque :
- Se a mãe for heterozigota (Aa) :
a a
A Aa Aa
a aa aa
Desse cruzamento, 50% são albinos (aa), e 50% são não albinos (Aa).
- Se a mãe for homozigota dominante (AA) :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
100% dos genótipos são heterozigotos, confirmado, portanto, o homem possui como genótipo heterozigoto (Aa).
- Vamos fazer o cruzamento entre o casal :
A a
A AA Aa
a Aa aa
A partir da análise desse cruzamento, percebemos que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam alguém não albino.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam alguém não albino.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam uma pessoa albina.
Com esse quadro de base, vamos analisar as alternativas da questão.
Análise das alternativas :
A probabilidade de nascer uma criança normal é de 25%.
Falso : Como vimos no cruzamento acima, a probabilidade de nascer alguém normal é de 75%.
A probabilidade de nascer uma menina albina é de 12,5%.
Correto : A probabilidade de nascer uma menina é de 1/2 (50%), e como proposto pelo cruzamento, a probabilidade de nascer alguém com albinismo é de 1/4 ou 25%, logo, pela regra do E, temos que :
1/2 (probabilidade de ser menina) x 1/4 (probabilidade de ser albina) = 1/8 ou 12,5%.
A probabilidade de nascerem crianças normais é de 25%, e de nascer crianças albinas é de 75%.
Errado : É ao contrário, a probabilidade de nascer crianças normais é de 75%, enquanto que a probabilidade de nascer crianças albinas é de 25%.
A probabilidade de nascer uma menina normal é de 75%, e um menino albino é de 25%.
Falso : A probabilidade de nascer uma menina normal, é de 17,5%, enquanto que a probabilidade de nascer um menino é albino é de 1/8 ou 12,5%.
A probabilidade de nascer um menino albino é de 100%.
Errado : Como solucionado na alternativa acima, a probabilidade de nascer um menino é albino é de 1/8 ou 12,5% e não 100%.
Para tarefas semelhantes, veja :
https://brainly.com.br/tarefa/47218229