Biologia, perguntado por Emanuele7512, 5 meses atrás

O albinismo é uma doença que tem herança autossomica* recessiva. Considere a prole de um casal de heterozigóticos quanto à mutação que causa a doença

Qual e a probabilidade de as duas primeiras crianças serem albinas?
Se as duas primeiras crianças forem meninos albinos. Qual é a probabilidade de uma terceira criança ser uma menina saudável?
demonstre seus cálculos

Soluções para a tarefa

Respondido por guipcoelho
1

Considerando o padrão de herança autossômica recessiva do albinismo, pode-se concluir que um casal de heterozigotos para o albinismo possui probabilidade de 1/16 ou 6,25% de que seus dois primeiros filhos sejam albinos; já a probabilidade de que uma terceira criança seja uma menina saudável após os dois primeiros filhos serem albinos e do sexo masculino é de 3/512 ou 0,585%.

Herança autossômica recessiva

Esta questão está baseada em princípios propostos por Mendel nas suas leis de hereditariedade, que são fundamentais para o estudo de genética. A questão envolve também princípios associados à área da matemática denominada probabilidade. Assim, sabemos que um casal é heterozigoto para o albinismo. Considerando o sexo de cada um deles, temos o seguinte cruzamento:

AaXX × AaXY

        AX     | aX

AX | AAXX | AaXX

AY | AAXY | AaXY

aX | AaXX  | aaXX

aY | AaXY  | aaXY

Observe no quadro de Punnett que há dois genótipos possíveis de oito que levarão há filhos albinos (destacados em negrito), ou seja, probabilidade de o casal gerar um filho albino é de 2/8 ou 1/4, ou ainda 25%. Assim, a probabilidade de as duas primeiras crianças serem albinas é dada pela multiplicação destas probabilidades. Logo:

P = 1/4 × 1/4

P = 1/16

Assim, descobrimos que 1/16 é a probabilidade de o casal gerar dois filhos albinos. Já para calcular a probabilidade de que o casal gere dois filhos albinos do sexo masculino e uma menina saudável, precisamos analisar a probabilidade de cada evento de forma isolada. Primeiro, a probabilidade de um filho do sexo masculino albino é de 1/8, logo para dois filhos do sexo masculinos albinos é de:

P = 1/8 × 1/8

P = 1/64

Já a probabilidade de uma filha do sexo feminino saudável é de 3/8, pois existem 3 genótipos possíveis para esta situação. Logo:

P = 1/64 × 3/8

P = 3/512

Assim, concluímos que 3/512 é a probabilidade de o casal gerar dois filhos albinos do sexo masculino e depois dar a luz a uma menina saudável.

Você pode continuar estudando sobre herança autossômica recessiva aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19041384

#SPJ4

Perguntas interessantes