O albinismo é herdado como um traço autossômico recessivo e a polidactilia (dedos extras nas mãos e pés) é um traço autossômico dominante. Marta tem os dedos das mãos e pés normais e não é albina. Sua mãe é normal em todos os aspectos, mas seu pai é albino e não tem polidactilia. Bill, marido de Marta, é albino e tem polidactilia. A mãe de Bill tem polidactilia e não é albina, o pai de Bill é normal em todos os aspectos. Em relação aos possíveis tipos de filhos que Bill e Marta podem ter, pode-se afirmar
Soluções para a tarefa
Sugiro montar um heredograma, pois facilita o entendimento, anexei um para que dê uma olhada, na imagem também segue o cálculo e a probabilidade dos possíveis descendentes, aqui só explico como montei o heredograma.
Albinismo: aa Não albino: A_
Polidactilo: P_ Não Polidactilo: pp
Como Marta tem os dedos normais e não é albina seu genótipo é (A_pp), sua mãe é normal então seu possível genótipo é (A_pp), e seu pai é albino e não Polidactilo seu genótipo é (aapp). Como cada parental contribui com um alelo e o A Marta recebeu de sua mãe e seu pai é albino, logo ele só pode ter enviado o alelo a. Então o genótipo de Marta é Aapp.
Bill é albino e tem polidactilia então seu genótipo é (aaP_) , a mãe dele tem polidactilia, logo ela é (P_) e seu pai é normal então seu genótipo é (pp). Como Bill é Polidactilo ele recebeu o alelo P de sua mãe e seu pai que é normal só pode ter lhe cedido o alelo p.