O agronegócio passa por um momento dourado e o número de startups ligadas ao setor tem crescido em nível global e nacional, especialmente em biotecnologia, agropecuária de precisão e inteligência artificial. No entanto, os tempos modernos de comércio pedem mudanças nas relações interpessoais e no gerenciamento das relações entre pessoas e empresas e com produtos e serviços. O nível de exigência do consumidor atingiu índices surpreendentes, uma vez que ele tem “poder do acesso à informação”. Esse novo consumidor quer também novos modelos de negócios, o que abre um leque de possibilidades.
Imagine que você precisa estruturar um planejamento para entender o cenário atual e projetar o cenário futuro, no qual quem não agir com protagonismo no sentido de construir o futuro será coadjuvante de um futuro criado por terceiros e concorrentes. Sendo assim, responda: quais aspectos devem ser considerados para superar os desafios de competitividade do agronegócio nacional, dentro da porteira e no plano comercial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta a seguir:
Explicação:
É preciso ter uma visão global do que se espera, da fazenda até o consumidor, em termos de produto e comercialização. Os pontos a considerar serão:
Desperdício da produção: durante a produção, é muito importante consolidar a melhor forma de manusear e armazenar os produtos para evitar que se perca parte daquilo que foi produzido, aumentando os custos operacionais. Os alimentos perdem valor comercial quando são danificados, pois ninguém quer comprar algo estragado.
IoT: a internet das coisas ainda é uma tendência em muitas áreas, mas para o campo já é uma realidade em muitas aplicações práticas, e em 2019 se espera um uso maior dessa ferramenta. Ferramentas tecnológicas são “moda”, algumas que começam por agricultura 4.0, pecuária 4.0, indústria 4.0, logística 4.0, Big Data, omnichannel, machine learning, customer experience, streaming data, chatbot, devops, microservice e digital transformation. Na prática o que está desafiando é um grande número de inovações tecnológicas em hardware, software e serviços, promovendo uma verdadeira revolução no mundo dos negócios e na vida das pessoas.
Logística de entrega: é fundamental transportar os produtos sem que eles sejam danificados. Se você não tomar esse cuidado, boa parte da sua produção vai acabar sendo perdida. Isso acontece porque os alimentos percorrem uma longa distância, estão expostos a diferentes temperaturas e não são armazenados adequadamente. Para evitar esse tipo de problema, devem ser tomadas providências para melhorar os processos logísticos e, se possível, entregar os produtos em locais próximos ao campo. A tecnologia pode ser uma aliada para aprimorar esses processos por meio de softwares de controle.
Rastreabilidade de alimentos: a qualidade é um dos principais pontos observados por consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com a saúde. A rastreabilidade dos alimentos permite ao consumidor verificar uma série de informações acerca do alimento que ele está adquirindo, como data de colheita, local, transporte, armazenagem e outros dados.