O Agronegócio é socialmente conhecido por uma diversidade de signos ou significâncias por parte da sociedade. Um dos signos relaciona o Agronegócio às tecnologias, rotulando-o como tecnologicamente avançado pelo uso de tecnologias poupadoras de mão de obra e, ao extremo, automatizadas (a exemplo dos drones e tratores autônomos). Infelizmente, isso faz com que a sociedade tenha uma ideia equivocada sobre a tecnologia em si, considerando como "tecnológico" apenas aquilo que lhes parece avançado. Sobre este assunto, analise as afirmações.
I. Considerando a realidade do enunciado, é factível supor que a sociedade considere como "tecnologicamente atrasado" o produtor que se utiliza de mão de obra familiar e de poucas ferramentas de cultivo.
II. Mesmo que pareça equivocada, a visão da sociedade é correta ao considerar que a tecnologia só pode ser relacionada ao que é avançado ou o que tem caráter futurista.
III. O conceito de tecnologia remete ao estudo da técnica, seja ela qual for. Deste modo, é injusto considerar que uma técnica, mesmo que rudimentar, não seja uma tecnologia.
IV. Mesmo tecnologias consideradas como simplórias podem gerar resultados satisfatórios, dependendo do contexto em que são aplicadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Sobre o assunto de tecnologia no campo e correto o que se afirma em: Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
O uso de tecnologias na agricultura independe se sao tecnologias atuais, inventadas a pouco tempo, ou tecnologias antigas e tradicionais, sao tecnologias da mesma maneira.
A eficiencia ou a produtividade nao esta atrelada ao uso de avancos tecnicos, pois e necessario estudar caso a caso. Para um agricultor familiar, que nao possui capital necessario para investir em ferramentas caras, talvez o cultivo da terra de acordo com o que aprendeu de seus antepassados seja mais eficiente.
Perguntas interessantes