História, perguntado por falelucasoyicyj, 11 meses atrás

"... o afluxo do ouro brasileiro desde os inícios do século XVIII propiciara a Portugal uma acumulação de capital líquido, capaz de potencializar a industrialização, apesar
de uma parcela substantiva dessa riqueza esvair-se para outros países, alimentando igualmente seus processos de industrialização".

FERLINI, Vera Lucia Amaral. Uma capitania dos novos tempos: economia, sociedade e política na São Paulo restaurada (1765-1822). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.17, n.2, pp.237-250, dez. 2009.

As discussões sobre o mundo do trabalho no Brasil, até o final do século XIX, devem obrigatoriamente levar em consideração a dinâmica existente entre a colônia e a metrópole portuguesa como chave interpretativa do desenvolvimento econômico.


Com base neste pressuposto teórico, e tendo por base as reflexões do texto a respeito do trabalho no mundo colonial brasileiro, avalie as afirmações que se seguem:

I – O ciclo de extrativismo mineral no território correspondente ao atual estado de Minas Gerais viabilizou um importante processo de acumulação de capital, que, no entanto, não redundou em desenvolvimento econômico pleno da colônia brasileira.

II – A exploração progressiva das jazidas minerais na colônia brasileira incentivou a formação de um mercado paralelo, que realizava o abastecimento interno da região mineradora, especialmente a partir de São Paulo e da Região Nordeste.

III – Até o final do século XVII, inexistiam núcleos urbanos no interior da colônia brasileira, uma vez que as características da ocupação do território (cuja capital era Salvador) predominantemente viabilizavam a criação de cidades na região costeira, mais apropriadas para o comércio de longo curso e exportação de gêneros coloniais.

É correto o que se apresenta em:

Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, II, III.
c. II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. e II, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por davidramos33
0

Resposta:

d. II e III, apenas. Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes