ENEM, perguntado por lucianapiresc7167, 5 meses atrás

O adjunto adverbial é um termo acessório da oração cuja função é modificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância: tempo, lugar, modo, intensidade, etc. O adjunto adverbial pode ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou por uma oração subordinada adverbial. Pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sendo separado por vírgulas em algumas situações. Na frase "o vento estava muito forte, por isso o balão vermelho caiu longe. ", os adjuntos adverbiais presentes são: *.

Soluções para a tarefa

Respondido por HirataKaw
0

Resposta:

O adjunto adverbial é um termo acessório na oração, ou seja, não é essencial para seu entendimento, mas especifica uma circunstância.

Exerce função de advérbio na oração.

Pode ser composto apenas por um advérbio, por uma locução adverbial ou até por uma oração subordinada que exerça função de advérbio (nesses casos, chamada de oração subordinada adverbial).

Enquanto o adjunto adverbial indica uma circunstância e tem relação com verbos, adjetivos e outros advérbios, o adjunto adnominal especifica um nome, tendo relação com substantivos.

Explicação:

Advérbio

Naturalmente, um advérbio isolado cumpre função sintática de adjunto adverbial na oração. Veja um exemplo:

Eu visitei meu amigo hoje.

No exemplo acima, temos um sujeito (“Eu”), o verbo (“visitei”), o objeto direto (“meu amigo”) e um elemento acessório, que especifica a ação do verbo visitar (“hoje”). Esse elemento não é essencial para o entendimento do verbo, mas especifica a sua ação, dando noção do tempo quando ela ocorreu.

A palavra “hoje” é classificada como advérbio, e, em sua classificação sintática nessa oração, está exercendo função de adjunto adverbial.

Perguntas interessantes