O acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, causa obstrução do fluxo sanguíneo. As placas podem se romper e provocar oclusão aguda da artéria por meio de coágulos. Em geral, a aterosclerose não apresenta sintomas até a ruptura das placas ou quando o acúmulo é grave o suficiente para obstruir o fluxo sanguíneo. Uma dieta saudável e exercícios físicos podem ajudar. Os tratamentos incluem medicamentos, procedimentos para desobstruir as artérias e cirurgia. Isso ocorre ocorre devido a resposta da parede arterial a diversos agentes agressores. STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019. Reflita sobre o enunciado e indique qual alternativa corresponde a esses agentes agressores. Alternativas Alternativa 1: Deposição de lípides, inflamação e evolução da placa aterosclerótica (placa de gordura). Alternativa 2: Desidratação, anemia, diminuição de fluxo sanguíneo e oxigênio no cérebro. Alternativa 3: Desconforto ou dor opressiva na região torácica anterior e/ou posterior. Alternativa 4: Traumas na cabeça, problemas neurológicos e hipoglicemia. Alternativa 5: Vento frio, sudorese e palidez.
Usuário anônimo:
Alternativa 1: Deposição de lípides, inflamação e evolução da placa aterosclerótica (placa de gordura).
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Resposta:
Correta a alternativa 1
Explicação:
confia
Respondido por
13
Os agentes agressores que levam à formação de aterosclerose estão na alternativa 1.
- A deposição de lipídeos, inflamação e evolução da placa aterosclerótica (placa de gordura) são mecanismos que evoluem para aterosclerose.
- Aterosclerose significa endurecimento relacionado a placas, que são depósitos de substâncias gordurosas. Ela pode ocorrer em artérias de médio e grande calibre. Nas pequenas artérias, o termo correto seria arteriolosclerose.
- Em um primeiro momento, sobretudo devido ao exagero na ingestão de lipídeos (gorduras e óleos), mas também por outros fatores como elevada idade e comorbidades, há o acúmulo desses lipídeos na parede arterial, ao longo dos anos.
- Em seguida, forma-se depósitos irregulares de gordura, os ateromas, com uma cobertura fibrosa no revestimento da parede arterial. Com o passar do tempo, essas placas tornam-se calcificadas, mais espessas e podem limitar ou bloquear a artéria, levando à diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo ao qual essa artéria era responsável.
Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/2292206.
Anexos:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Administração,
7 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás