O aconselhamento se caracteriza, segundo a perspectiva de Carl Rogers, por uma relação não diretiva, por parte do conselheiro (terapeuta), em que o sujeito (cliente) tem a oportunidade de se compreender, dando condições para ele tomar decisões de acordo com suas perspectivas, reconfigurando seu campo perceptual neste processo. Descreva como se caracteriza o aconselhamento sob uma perspectiva não diretiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais características são:
- O cliente tem participação ativa
- O terapeuta não dá conselhos (e sim meios e técnicas para que o próprio cliente chegue as conclusões)
- Esse tipo de aconselhamento não foca no problema e sim na pessoa
- Prioriza o autoconhecimento
Explicação:
Não copiem, elaborem uma resposta que contemplem esses pontos (para evitar plágio)
... espero ter ajudado de alguma forma.
Em sua terapia, Carl Rogers observou que o conhecimento deve ser constituído como uma forma de estimular o crescimento pessoal e a auto realização do indivíduo.
.A partir dessa perspectiva podemos notar as características, sendo: a participação ativa do paciente, o objetivo do terapeuta que é de analisar, e, não ser um conselheiro, o foco no indivíduo e o problema, não em partes isoladas, a busca pela promoção do autoconhecimento.
Por isso, ele deve ser passado como um trabalho mútuo, valendo ressaltar que o autor ignorou métodos que definem provas, recompensas ou punições, ele defendeu a autonomia no conhecimento e a auto avaliação, afirmando que a aprendizagem possui uma duração maior quando relaciona o indivíduo em todas as suas características.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22480411