ENEM, perguntado por paremdemebanir9723, 11 meses atrás

O acompanhamento do desenvolvimento da criança na atenção básica objetiva a promoção, prevenção,proteção e detecção precoce de alterações que possam indicar anormalidades. Nos primeiros meses devida, a presença, a intensidade e a simetria dos reflexos primitivos podem ser utilizados para avaliar aintegridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas. Após esse período, acriança perde alguns desses reflexos e os substitui por funções cerebrais mais complexas. Com o progredirdo desenvolvimento, as ações involuntárias/reflexas dão lugar às ações voluntárias.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília, 2012 (adaptado).Considerando os marcos do desenvolvimento neuromotor nos primeiros anos de vida, avalie as afirmaçõesa seguir.I. Nos primeiros 15 dias de vida, deve-se avaliar os reflexos primitivos considerando o predomínio dotônus flexor, a assimetria postural, o reflexo de Moro e a preensão reflexa.II. No desenvolvimento motor grosso da criança de 5 meses, deve-se considerar se ela já engatinha,senta-se sem apoio e se apresenta preensão voluntária das mãos.III. No desenvolvimento motor fino da criança de 12 meses, deve-se observar se ela já apresenta omovimento de pinça refinado.IV. Na avaliação do desenvolvimento de uma criança de 1 ano e 6 meses a 2 anos de idade, espera-seque ela já ande sem apoio, corra e suba degraus.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B II e III.C II e IV.D I, II e IV.E I, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
6

A alternativa correta é a letra E.

Acompanhar o desenvolvimento da criança é fundamental para atuar na prevenção, proteção e detecção de possíveis problemas.

É fundamental avaliar os reflexos primitivos ainda nos primeiros 15 dias de vida. Para isso é preciso verificar o reflexo de Moro, preensão reflexa e tônus flexor.

No desenvolvimento motor grossa da criança, entende-se que ela ainda não engatinha e não apresenta preensão voluntária das mãos.

A criança começa a engatinhar nos 9 meses de vida e não nos cinco meses.

Abraços!

Perguntas interessantes