O acidente nuclear ocorrido em março de 2011 em Fukushima, no Japão, reacendeu a questão do uso de energia nuclear e seus riscos para a humanidade.
A relação entre o uso de energia nuclear e recursos naturais no Japão ocorre:
a- ( ) em razão da riqueza natural do arquipélago japonês e abundância de recursos energéticos.
b- ( ) pela escassez de tais recursos, típicos de arquipélagos, e por sua alta demanda energética.
c- ( ) em decorrência do déficit de trabalhadores especializados em energia nuclear, o que resultou na falta de manutenção dos reatores.
d- ( ) pelo baixo valor necessário para construção de reatores nucleares, fator positivo para a economia japonesa que vem apresentando sinais de desaceleração.
e- ( ) pelo baixo risco de desastre, pois o Japão apresenta um quadro físico propício à instalação de usinas atômicas por estar em área de instabilidade geológica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A relação entre o uso de energia nuclear e recursos naturais no Japão ocorre:
(A) em razão da riqueza natural do arquipélago japonês
e abundância de recursos energéticos.
Falso. O Japão tem poucos recursos energéticos.
(B) pela escassez de tais recursos, típicos de arquipélagos, e por sua alta demanda energética.
Correto. O Japão não tem como utilizar outros recursos energéticos e tem de importar quase tudo nesse sentido, por isso, para atender suas demandas energéticas, precisa investir em energia atômica.
(C) em decorrência do déficit de trabalhadores especializados em energia nuclear, o que resultou na falta de manutenção dos reatores.
Falso. O Japão concentra, hoje, o maior número de especialistas em energia nuclear do mundo.
(D) pelo baixo valor necessário para construção de reatores nucleares, fator positivo para a economia japonesa que vem apresentando sinais de desaceleração.
Falso. Reatores nucleares são caríssimos.
(E) pelo baixo risco de desastre, pois o Japão apresenta um quadro físico propício à instalação de usinas atômicas por estar em área de instabilidade geológica.
Falso. O Japão apresenta problemáticas gigantescas no que tange a estabilidade do terreno, já que sofre de terremotos, maremotos e furacões com grande frequência.