O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalm ente os limites dos poderes técnico-científicos da hum anidade e as "m archas a ré" que a "natureza" nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se im põe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades m ais humanas.
(GUATTAR1, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995. Adaptado).
O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela ló gica do mercado.
c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.
Soluções para a tarefa
Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.
Trata-se de uma questão que pede a INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, ou seja, a resposta pode ser encontrada no próprio texto.
Sabemos que a ciência contribuiu e contribui bastante para o avanço da humanidade. O autor do texto faz uma crítica sobre as consequências negativas que podem surgir com a tecnologia investida nas usinas nucleares, por exemplo.
No texto, ele aponta para os malefícios que o uso dessa tecnologia pode trazer para a coletividade. Para reforçar isto, ele cita o acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.
Diante disto, a alternativa correta é a letra "A".
Espero ter contribuído.
O texto trata do impacto na humanidade e dos dispositivos técnicos e científicos do acidente na Central Nuclear V. I. Lenin, sugerindo que tais desdobramentos definam seus projetos a partir de interesses coletivos (resposta correta letra A).
Acidente de Chernobyl
Considerado o maior acidente nuclear da história, ocorreu na cidade de Pripyat, à vinte quilômetros de Chernobyl (Ucrânia), às 1:23h da madrugada de 26 de abril de 1986.
O acidente ocorreu por falha humana, com os operadores do reator atuando em descumprimento dos protocolos de segurança, agravado por erros graves no projeto inicial de construção da usina que sobrecarregaram o núcleo do reator RBMK. Esta falha no projeto foi utilizado por ser mais barato, com ciência do alto escalão da antiga União Soviética (URSS).
O desastre da Central Nuclear Vladimir Ilyich Lenin foi inicialmente abafado pelas autoridades soviéticas devido os efeitos políticos negativos, mantendo inclusive as fronteiras da cidade fechadas (principalmente para a saída dos moradores de Chernobyl).
O início da evacuação de 335 mil habitantes começou às 14 horas do dia 27 de abril. Entretanto, a radiação extremamente alta começou a chegar em países vizinhos (como Suécia e Alemanha ocidental, chegando até ao Canadá), que cobraram ações mais enérgicas da URSS, que anunciou a tragédia como um acidente de pequena magnitude em 28 de abril.
O desenvolvimento de cânceres pela exposição humana à radiação em altas concentrações foi estimado em quatro mil pessoas, podendo afetar gerações até 80 anos após o acidente.
Para mais informações sobre radiação, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51862887
#SPJ3