Química, perguntado por eusoudeliciadep8xqt0, 11 meses atrás

O acidente com o césio 137 foi uma catástrofe ocorrida fora de uma usina nuclear e por total desconhecimento por parte de seus causadores. No dia 13 de setembro de 1987, na cidade de Goiânia, dois catadores de lixo encontraram uma máquina em um instituto de radioterapia abandonado. Quando a blindagem de uma fonte de césio foi destruída eles tiveram acesso a um pó branco, parecido com o sal de cozinha, que quando no escuro, brilhava numa cor azulada.

Sobre o átomo de césio-137 é correto afirmar que:



Escolha uma:
a. Número de nêutrons igual ao do átomo de césio-133
b. Número de nêutrons igual ao do átomo de xenônio-137
c. Número de nêutrons igual ao do bário-138
d. Distribuição eletrônica igual ao átomo de iodo-137
e. Número de prótons igual ao bário-137

ME ajudem, por favooor

Soluções para a tarefa

Respondido por DeltaH
0
Para resolver essa questão, precisamos de uma tabela periódica. Também precisaremos checar alternativa por alternativa até acharmos a correta, já que todas elas consomem um bom tempo.

A. O Césio-133 é um isótopo do Césio-137; ou seja, eles têm igual número de prótons mas diferentes números de nêutrons. INCORRETA.
B. Se o Césio-137 e o Xenônio-137 têm diferentes números de prótons mas igual massa atômica, isso quer dizer que eles têm diferentes números de nêutrons. INCORRETA.
C. O Bário apresenta um próton a mais do que o Césio; logo, o Bário-138 terá o mesmo número de nêutrons que o Césio-137. CORRETA.
Perguntas interessantes