O abuso de medicamentos na agropecuária e na veterinária favorece o surgimento das superbactérias em animais e isso pode colocar a saúde humana em risco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório alertando sobre a falta de antibióticos capazes de combater superbactérias e que novos medicamentos precisam ser desenvolvidos para combater infecções resistentes. No entanto, essa situação não compreende apenas os humanos, como também os animais.
A colistina é um dos antibióticos mais potentes, com atuação em infecções bacterianas letais, principalmente em animais. No entanto, já começam a aparecer resistências ao medicamento. Em maio, uma americana foi a primeira pessoa infectada com uma mutação da bactéria Escherichia coli, que se mostrou resistente ao tratamento. A letalidade dessas novas cepas é superior a 50%, algo similar ao último surto de ebola. Pelo fato de a resistência estar associada à utilização do antibiótico, como profilaxia em criação de animais, desta forma, a organização é favorável à proibição do método.
Como profissional de saúde, é importante o esclarecimento sobre o uso destes medicamentos, dentre os fatores que favorecem a seleção e a disseminação de resistência aos antimicrobianos podemos citar:
Escolha uma:
a.
Interrupção do tratamento antes do prazo previsto.
b.
O uso de antibióticos específicos para a espécie a ser tratada.
c.
Associação de antibióticos com mecanismo de ação antagonista.
d.
Utilização dos mesmos princípios ativos de antibióticos de uso humano.
e.
A falta de higienização do local de administração do fármaco.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
letra A
Explicação:a.
Interrupção do tratamento antes do prazo previsto.
Respondido por
4
Interrupção do tratamento antes do prazo previsto.
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás