o
A cena acontece em Milão, Itália, numa madrugada de 1489: na bancada do necrotério de um hospital, jaz um corpo cuja pele fora totalmente retirada, deixando à mostra os músculos, nervos e parte do esqueleto. Baldes, bacias, panos e instrumentos de corte sujos de sangue e outros fluidos corporais estão espalhados pelo chão da sala mal iluminada. Ao lado da bancada, um homem de 40 anos lança um último olhar para o cadáver esfolado e para a folha de papel com a série de ilustrações que acabou de desenhar. Sorri, satisfeito com o resultado. Apesar de ter feito tudo com pressa (para que o corpo não começasse a se decompor na cara dele), conseguiu terminar ilustrações inéditas, que mostram feixes de músculos e tendões se entrelaçando nos ossos dos ombros, braços, peito e pescoço. Em vários ângulos. Antes de guardar o desenho, o homem faz uma última anotação ao pé da folha: “Este conhecimento é tão necessário ao desenhista quanto é para o gramático saber a origem das palavras”.
1- O artista renascentista citado, na imagem no texto e que desenhou as imagens foi pintor, escultor , matemático , arquiteto , físico, engenheiro , químico , geólogo , inventor , Seu nome é?
2- O que difere a mentalidade medieval da mentalidade do homem renascentista? Exemplifique.
PRECISO PRA AMANHÃ ME AJUDEM :3
davi2769:
irei tentar enteder e reponder
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
1-Leonardo da Vinci
2-A principal diferença é que os renascentistas pensavam que o homem era o centro de tudo, a ideia do antropocentrismo que logo veio a criar o humanismo, individualismo e etc. Já os medievais pensavam que Deus era o centro de tudo, e que tudo que acontecia era resultado da vontade dEle. Eram aliados a igreja e resistiam ao pensamento antropocêntrico. Os pensamentos medievais eram a favor do misticismo, teocentrismo, arte góticos entre outros.
Perguntas interessantes