o 1 O Sistema Único de Saúde - SUS, foi um avanço para a população expressado na Constituição Federal de 1988, é composto pelo conjunto de ações das diversas áreas da saúde. São princípios norteadores do SUS: Centralização, justiça e controle; Universalização, equidade e participação Controle social, solidariedade, equidade; Igualdade, descentralização e participação; Solidariedade, Caridade e Filantropia;
Soluções para a tarefa
Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.
A adoção desse princípio fundamental, a partir da Constituição Federal de 1988, representou uma grande conquista democrática, que transformou a saúde em direito de todos e dever do Estado.
Antes do SUS, apenas pessoas com vínculo formal de trabalho (carteira assinada) ou que estavam vinculadas à previdência social poderiam dispor dos serviços públicos de saúde. A opção para as demais pessoas era pagar pelos serviços privados.
Hoje, mais de 25 anos depois da Constituição e da criação do SUS,
embora o sistema sofra problemas financeiros, políticos e
administrativos, prevalece a ideia de que o SUS é para todos os
brasileiros e muitas políticas públicas floresceram a partir dessa
visão.