Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas. Vencidos os inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um "viva" à República e eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo, atiravam-se às fogueiras que incendiavam a cidade, convencidos de que tinham cumprido o seu dever de fiéis defensores da Monarquia.
(Gazeta de Notícias, 28.10.1897 apud Maria de Lourdes Monaco Janotti. Sociedade e política na Primeira República.)
O texto é parte da ordem do dia, 06.10.1897, do general Artur Oscar e trata dos momentos finais de Canudos. Para o militar, o principal motivo da luta dos canudenses era a:
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Restauração monárquica, embora hoje saibamos que a rejeição à República era apenas uma das razões da rebeldia. Como o movimento de Canudos está associado ao contexto de exploração e miséria que grassavam sobre os sertanejos no sertão nordestino de fins de século XIX. É sabido que a imprensa carioca e as autoridades republicanas imputaram injustamente ao movimento de Antônio Conselheiro a acusação de atentar contra a República e defender o retorno à então rejeitada Monarquia. Como a questão pede ao aluno que reconheça no texto o argumento usado pelo militar daquela época contra Canudos, ele deve identificar na alternativa a essa justificativa então usada pelos opositores de Canudos para estereotipar e condenar o movimento como monarquista.
angelitaeurico:
obrigada
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás