Numere em ordem cronológica os eventos que levaram à consolidação dos francos na Europa
( ) Clóvis converteu-se ao cristianismo, aproximando as relações entre os francos e a Igreja cristã romana. Em seureinado, também ocorreram conquistas em direção à atual Alemanha, cujos territórios não tinham sido dominadosnem pelos romanos.( ) Os “mordomos” tornaram-se cada vez mais importantes e passaram a constituir uma dinastia, transferindo o poderdiretamente para os próprios herdeiros e sem a intervenção dos reis.( ) A expansão franca ganhou impulso com Clóvis (482-511), que se tornou rei e governou tribos da Austrásia e daNêustria.( ) Carlos Magno, coroado rei dos francos em 768, consolidou e expandiu seus territórios, fortaleceu a aliança com aIgreja cristã romana e tornou-se senhor de praticamente toda a Europa Ocidental.( ) A contínua expansão militar e as alianças políticas seladas pelos seus líderes fizeram com que os francos sedestacassem entre os povos germânicos, tanto que no início do século V já haviam ocupado a Gália, região da atualFrança.( ) Pepino, o Breve, lutou contra os lombardos na Península Itálica, entregou ao papa os territórios conquistados e,com isso, fortaleceu a aliança entre os francos e a Igreja.( ) Uma série de lutas pelo poder permitiu aos aristocratas mais importantes da corte desempenhar as funções reais,ou seja, defender, ampliar e administrar domínios. Esses aristocratas eram os “prefeitos” ou “mordomos” do palácio,como um primeiro-ministro escolhido pelo rei.( ) Carlos Martel, um dos “prefeitos” do palácio, foi responsável por expulsar os árabes muçulmanos da Gália, naBatalha de Poitiers, em 732.( ) Os sucessores de Clóvis deram continuidade às conquistas, embora de forma irregular. Com os merovíngios, asregras de sucessão hereditária permaneceram muito fortes. Assim, com a morte de um rei, era comum dividir aadministração do reino entre seus filhos.
Soluções para a tarefa
A ordem correta dos acontecimentos que levaram à consolidação dos francos na Europa é:
( 1 ) A contínua expansão militar e as alianças políticas seladas pelos seus líderes fizeram com que os francos se destacassem entre os povos germânicos, tanto que no início do século V já haviam ocupado a Gália, região da atual França.
( 2 ) A expansão franca ganhou impulso com Clóvis (482-511), que se tornou rei e governou tribos da Austrásia e da Nêustria.
( 3 ) Clóvis converteu-se ao cristianismo, aproximando as relações entre os francos e a Igreja cristã romana. Em seu reinado, também ocorreram conquistas em direção à atual Alemanha, cujos territórios não tinham sido dominados nem pelos romanos.
( 4 ) Os sucessores de Clóvis deram continuidade às conquistas, embora de forma irregular. Com os merovíngios, as regras de sucessão hereditária permaneceram muito fortes. Assim, com a morte de um rei, era comum dividir a administração do reino entre seus filhos.
( 5 ) Uma série de lutas pelo poder permitiu aos aristocratas mais importantes da corte desempenhar as funções reais, ou seja, defender, ampliar e administrar domínios. Esses aristocratas eram os “prefeitos” ou “mordomos” do palácio, como um primeiro-ministro escolhido pelo rei.
( 6 ) Os “mordomos” tornaram-se cada vez mais importantes e passaram a constituir uma dinastia, transferindo o poder diretamente para os próprios herdeiros e sem a intervenção dos reis.
( 7 ) Carlos Martel, um dos “prefeitos” do palácio, foi responsável por expulsar os árabes muçulmanos da Gália, na Batalha de poitiers, em 732.
( 8 ) Pepino, o Breve, lutou contra os lombardos na península itálica, entregou ao papa os territórios conquistados e, com isso, fortaleceu a aliança entre os francos e a igreja.
( 9 ) Carlos Magno, coroado rei dos francos em 768, consolidou e expandiu seus territórios, fortaleceu a aliança com a igreja cristã romana e tornou-se senhor de praticamente toda a Europa ocidental
Espero ter ajudado!