Numa sociedade predominantemente centrada na escrita, onde o código escrito ocupa posição privilegiada, um problema a ser enfrentado é o não acesso igualitário ao domínio da leitura e da escrita. As raízes da negação a esse direito são de ordem histórico-social, na medida em que, no Brasil, o caráter subalterno atribuído pelas elites dirigentes à educação escolar de negros escravizados, índios reduzidos, caboclos migrantes e trabalhadores braçais, entre outros, impediu-os da plena cidadania, de modo que os descendentes desses grupos ainda hoje sofrem as consequências dessa realidade histórica. Assim, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no enfrentamento desse problema, a EJA tem uma função:
Soluções para a tarefa
Neste tipo de educação é preciso que o professor saiba como englobar os diferentes tipos de novas informações com a realidade da vida do educando, pois a aprendizagem dos alunos adultos só faz sentido se estiver inserida na realidade diária e nas vivencias do mesmo.
A educação possui o dever de motivar a igualdade e a servir a quem possui interesse por ela, independente da raça ou das condições sociais.
Resposta:
Explicação: Completando a pergunta
Escolha uma:
a. Equivocada por querer alfabetizar adultos que não fizeram a escolaridade na época certa.
b. Equalizadora, dado o seu papel de transformar os educandos dessa modalidade em sujeitos que possam retornar ao ensino regular em condições de igualdade de aprendizagem com os demais sujeitos.
c. Reparadora, pela qual reconhece a dívida social histórica e se posiciona como mecanismo não só de entrada dos sujeitos no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado (o direito a uma escola de qualidade, mas também como reconhecimento daquela igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano.
d. Social, que possibilita a inserção das pessoas a quem foram negadas os direitos elementares do ensino fundamental.
e. Qualificadora, pela qual possibilita ao sujeito o aprendizado e a apropriação do código escrito: ferramenta que o qualifica como trabalhador produtivo e inserido na sociedade.