Numa prova de português do Ensino Fundamental, antea pergunta sobre qual era a função do apóstrofo, umaluno respondeu: "Apóstrofos são os amigos de Jesus,que se juntaram naquela jantinha que o Leonardo foto-grafou".A frase, além de alertar sobre os avanços que precisa-mos na excelência da educação, é didática quanto aoscuidados no uso da Língua Portuguesa, preciosidadeque herdamos dos lusos, do galego e do latim.Por falar em vírgula lembrei-me de caso ocorrido numacidade paulista. O vereador proponente lia seu "impro-viso" na cerimônia de outorga do título de cidadania aum professor de português. A iniciativa deveu-se ao fatode o mestre ter alfabetizado o nobre edil e outros muní-cipes no curso de adultos. O exaltado orador disparou:"Este grande letrista me transformou num competentepalavrista, pontuador e virgopalense".O constrangido catedrático, ao discursar, agradeceu,mas recusou a homenagem. "Não a mereço", frisou!Em tempo: virgopalense é o gentílico do município deVirgem da Lapa, localizado no Vale do Jequitinhonha(MG).Ao não dar explicações sobre o óbvio, o velho membrodo magistério evitou a redundância, esse vício que poluio idioma, como ilustra o ato de assinatura de convê-nio para projeto de piscicultura numa cidade do interiorgaúcho: "Vamos vender nossos peixes em todos os pa-íses da Terra", bradou o prefeito, num arroubo de en-tusiasmo. "Questão de ordem, Excelência, mas só nosda Terra? Por que não também nos países de Marte,Vênus e até Saturno?" – ironizou o líder da oposição naCâmara Municipal.O poder da vírgula e o das palavras é tão importanteque, no passado, o artifício do veto à pontuação foi usa-do para mudar o teor das leis contra os interesses dasociedade.Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, osignifi cado da frase "Este grande letrista me transfor-mou num competente palavrista, pontuador e virgopa-lense".Com essas palavras elogiosas, o falante quis enal-tecer a capacidade do professor de formar cida-dãos preparados para a política: bons leitores eoradores convincentes e pontuais.O autor da homenagem ressaltou as qualidades deum bom professor de português: saber ler e inter-pretar as palavras e ser capaz de empregar correta-mente os sinais de pontuação e acentuação.O homenageado era autor de letras de música, es-pecialista em palavras cruzadas, funcionário quecuida do ponto e pessoa nascida na cidade mineirade Virgem da Lapa.O ex-aluno considera-se um exemplo da capacida-de transformadora do professor do curso de jovense adultos, por acreditar que hoje cultiva a oratória eescreve dentro das normas gramaticais.O mestre das primeiras letras conseguiu formaralunos que recorriam sempre ao dicionário, erampessoas pontuais e seguiam as regras gramaticais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
d) O ex-aluno considera-se um exemplo da capacidade transformadora do professor do curso de jovens e adultos, por acreditar que hoje cultiva a oratória e escreve dentro das normas gramaticais.
A frase apresentada no texto do enunciado da questão “Este grande letrista me transformou num competente palavrista, pontuador e virgopalense” apresenta como significado o fato o ex-aluno se considera um exemplo da capacidade de transformação do professor do curso de jovens e adultos.
Devido ao fato do professor ter como crença o pensamento de que atualmente é cultivada a oratória e a mesma é escrita dentro das normas gramaticais.
Bons estudos!
Perguntas interessantes