Numa população em equilíbrio Hardy-Weinberg a frequência do alelo dominante para um dado locus autossômico é 0,6. Portanto, a frequência dos heterozigotos para este locus será:
Soluções para a tarefa
Bom dia!
O equilíbrio Hardy-Weinberg considera que todos os individuos em uma mesma população, não apresentem quaisquer fatores evolutivos, irão manter as frequências de seus alelos.
Dessa forma, matematicamente, a soma dos alelos será sempre 1. Como o texto nos diz, a frequência do alelo dominante é 0,6, e portanto a frequência do alelo recessivo será de 0,4.
Seguindo, para determinar a frequência de heterozigotos (Aa), segue abaixo a fórmula:
Frequencia (Aa) = 2*p*q
Frequencia (Aa)= 2*0,4*0,6
Frequencia(Aa)= 0,48.
Como a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência de heterozigotos será igual a 0,48.
Vamos entender melhor.
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
A partir do teorema de Hardy-Weinberg, podemos fazer o estudo da genética de populações, calculando a frequência dos genes e as frequências genotípicas de uma determinada população.
A frequência de homozigotos dominantes (AA), heterozigotos (Aa) e homozigotos recessivos (aa), sempre será igual a 100%.
Dessa forma, temos:
Para a frequência genotípica:
- f(AA) = p
- f(Aa) = 2.p.q
- f(aa) = q²
Para a frequência gênica:
- f(A) = p
- f(a) = q
Como a questão nos fornece os dados da frequência do alelo dominante (f(A)) igual a 0,6; então, a f(a) será 0,4 pois a soma dessas frequência sempre será igual a 1 ou 100%.
Dito isso, basta calcular a frequência genotípica dos heterozigotos.
Aprenda mais sobre Equilíbrio de Hardy-Weinberg em: brainly.com.br/tarefa/8880
#SPJ3