Numa pequena indústria, analisando a economia de escala, fizeram um teste quanto ao número ideal de trabalhadores que deveriam operar na linha de montagem. O resultado foi que a produção aumentava até o 16º trabalhador, a partir do 17º notava-se uma queda paulatina na produtividade, até que, a partir de 42º, a empresa apresentava prejuízo.
Analise as asserções a seguir, sobre economia de escala e canais, e a relação proposta entre elas.
I. “As economias de escala que permitem aos produtores e fabricantes operar com baixo custo médio em seus processos de produção em geral não se repetem ao executar as tarefas de distribuição”.
Pois:
II. Segundo Rosembloom (2014, p. 34), os intermediários distribuem os produtos de muitos outros fabricantes, por isso diluem os elevados custos fixos de tarefas de distribuição por grandes quantidades de diversos produtos.
Fonte: ROSEMBLOOM, Bert. Canais de marketing - uma visão comercial. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a afirmativa I está incorreta, porque para o fabricante é mais viável que ele mesmo distribua sua produção e a II está incorreta, pois o canal intermediário irá representar mais custos.
as afirmativas I e II estão incorretas e não se relacionam entre si, pois o fabricante pode produzir e distribuir, independentemente do intermediário, que também pode fabricar ou distribuir.
a afirmativa I está correta, porque o custo de um canal de distribuição, torna sua implantação inviável para o fabricante, porém a II está incorreta, uma vez que o custo de implantação é o mesmo para o intermediário.
as afirmativas I e II estão corretas, porém a II não justifica a I, pois o custo de implantação de um sistema de distribuição pelo fabricante é mais viável do que a contratação de um intermediário.
as afirmativas I e II estão corretas e a II justifica a I, pois o custo de implantação de um sistema de distribuição tornaria inviável a operação para o fabricante, mas não para o intermediário.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é: as afirmativas I e II estão corretas e a II justifica a I, pois o custo de implantação de um sistema de distribuição tornaria inviável a operação para o fabricante, mas não para o intermediário.
Os canais intermediários de distribuição de produtos são extremamente importantes para as empresas, mesmo representando um custo a mais, é uma forma de desafogar os processos da empresa, diminuir custos temporais, financeiros e burocráticos e acelerar a entrega dos produtos para o cliente final.
Caso as empresas grandes tivessem que se preocupar também com toda a logística de distribuição dos seus produtos, os custos poderiam se tornar ainda maiores.
Espero ter ajudado!
Resposta:
As afirmativas I e II estão corretas e a II justifica a I, pois o custo de implantação de um sistema de distribuição tornaria inviável a operação para o fabricante, mas não para o intermediário.
Explicação:
A alternativa está correta, pois para o fabricante pode tornar-se inviável investir na distribuição de sua produção, tendo em vista o investimento em infraestrutura e em capilaridade. Já, para o canal intermediário, não há um custo prévio de fabricação e a pulverização de tipos de mercadorias fará com que o custo da operação seja minimizado.