Numa partida de futebol a bola é chutada a partir do chao com uma velocidade inicial de 20 m/s, com o vetor velocidade de seu centro de massa fazendo um angulo de 30º com gramado. No mesmo instante, um jogador do time, a 44,8m de distancia, começa a correr na direçao do ponto em que a bola foi chutada, de modo que alcance a bola imediatamente antes que toque o gramado. Nesta situação, para que este jogador consiga tocar na bola, deve correr numa velocidade média de:
a)5 km/h
b)10 km/h
c) 15 km/h
d) 18 km/h < ~~ essa é a correta, quero saber o calculo.
e) 20 km/h
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Trata-se de uma questão com lançamento oblíquo, calcule a velocidade em Vy da seguinte forma: 


Aplique Torricelli para saber a altura em que a bola subiu, será necessário para utilizar no sorvetão. Leve em consideração que a velocidade final é zero. Temos






Calculemos o tempo de subida:




Dividir toda a equação por 5 e resolva:






Leve em consideração em módulo pois não há tempo negativo, não a nível ensino médio.
Multipliquei o tempo que encontramos por 2, pois calculamos o tempo de subida, o de descida leva exatamente o mesmo tempo.

Agora calculemos a velocidade no eixo X:


Calcule o espaço percorrido no eixo X agora:


A velocidade que o jogador (Vj) terá que correr será:


Passando para Km/h:

Aplique Torricelli para saber a altura em que a bola subiu, será necessário para utilizar no sorvetão. Leve em consideração que a velocidade final é zero. Temos
Calculemos o tempo de subida:
Dividir toda a equação por 5 e resolva:
Leve em consideração em módulo pois não há tempo negativo, não a nível ensino médio.
Multipliquei o tempo que encontramos por 2, pois calculamos o tempo de subida, o de descida leva exatamente o mesmo tempo.
Agora calculemos a velocidade no eixo X:
Calcule o espaço percorrido no eixo X agora:
A velocidade que o jogador (Vj) terá que correr será:
Passando para Km/h:
Nanabeans:
Obrigado dnv kkk vc é muito bom em Física :)
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