Numa linha de produção têm-se a configuração indicada na figura abaixo, após a caixa de suco passar por um sensor que avalia a pintura da caixa, um sistema de sopragem de ar empurra a caixa para a esteira 1 (refugo), esteira 2 (reprocesso) ou esteira 3 (estoque), a caixa pesa 1 kg e viaja na esteira a 3 m/s, já o sistema de sopragem lança sempre uma quantidade de ar variável a velocidade de 5 m/s. Calcule as quantidades, em kg, para desviar uma caixa para as esteiras de refugo, reprocesso e estoque.
Soluções para a tarefa
As quantidades são:
Refugo = 0,346 kg
Reprocesso = 0,600 kg
Estoque = 1,039 kg
E para a solução desta tarefa, vamos lembrar da grandeza física Quantidade de Movimento e fazer a observação de cada caso: Refugo, Reprocesso e Estoque.
Iniciando com o primeiro, quando a caixa é direcionada para esteira do refugo, escrevemos os movimentos iniciais e finais seguindo a Conservação da Quantidade de Movimento:
Q inicial = Q final
Sendo a Q inicial no exato momento em que o sistema de sopragem empurra a caixa e Q final ela já resultante na esteira do refugo. Note que a V inicial será a mesma analisada no sensor, 3 m/s, mas com seu vetor projetado na relação trigonométrica da tangente do ângulo.
E de forma semelhante, calculamos para a esteira 2 - reprocesso:
E para a esteira 3 - estoque: