Numa linha de produção têm-se a configuração indicada na figura abaixo, após a caixa de suco passar por um sensor que avalia a pintura da caixa, um sistema de sopragem de ar empurra a caixa para a esteira 1 (refugo), esteira 2 (reprocesso) ou esteira 3 (estoque), a caixa pesa 1 kg e viaja na esteira a 3 m/s, já o sistema de sopragem lança sempre uma quantidade de ar variável a velocidade de 5 m/s. Calcule as quantidades, em kg, para desviar uma caixa para as esteiras de refugo, reprocesso e estoque.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
m ≈ 0,4kg.
Explicação:
Utilizaremos o conceito de energia cinética nesse sitema, que é representada por, , onde m é a massa da caixa, v é a velocidade da caixa e K é a energia cinética obtida pela relaçao massa e velocidade. Primeiramente calcularemos a energia obtida na esteira quando a caixa de 1 kg viaja na esteira a 3 m/s:
.
Podemos então calcular a massa quando v varia a 5 m/s para desviar a caixa nas esteiras,
.
julioti87:
Se fosse para calcular apenas a quantidade de ar soprado estaria certo! Porém o exercício quer saber quanto ar sera necessário para empurrar a caixa para cada esteira sendo esteira um 30°, esteira dois 45°, esteira três 60°. Estou tentando fazer o mesmo exercício ta faltando a foto do exercício aqui para ficar claro o problema!
Perguntas interessantes