Numa estação de tratamento de efluentes, devido às falhas recorrentes no motor de bombeamento, a gerência de manutenção organizou um comitê de implantação de análises de modos e feitos de falhas (FMEA). Esse comitê levantou todo o histórico de falhas, modo de falhas, efeito de falhas e causa das falhas de cada componente desse motor. Dentre os componentes que apresentaram um histórico de falhas estão: Rolamento; Eixo e acoplamento; Rotor; Ventoinha; Enrolamento junto com seu isolamento. Essa equipe montou relatórios individuais para cada componente, que continham: o(s) modo (s) de falha; o (s) efeito (s) de falha; a (s) causa (s) da falha; os métodos de controle; algumas ações recomendadas; e os parâmetros de severidade, ocorrência e detecção baseados nas tabelas do anexo I. Dentre as divisões de tarefas para a elaboração do FMEA, você foi o responsável por montar a planilha, fazer os cálculos do NPR e definir quais falhas terão maior ou menor prioridade. Através da análise individual de cada componente que apresentou algum tipo de falha e das tabelas de parâmetros, elabore um FMEA, calculando o NPR (número prioritário de risco) total de cada causa de falha e de cada componente e, através do NPR, colocar os componentes desse motor em ordem de prioridade juntamente com a (s) causa (s) de falha de maior (es) grau de risco de cada componente, ou seja, a que tiver o maior NPR. Por fim, apresente ações, no contexto da Manutenção Industrial, que podem ser aplicadas para minimizar os problemas e as falhas no processo de bombeamento da estação de tratamento. Orientações: A utilização da planilha disponível no material da disciplina é recomendada para facilitar a realização da atividade; NPR = Severidade x Ocorrência x Detecção; Use a escala informada no anexo I para avaliar os NPRs; Considere o uso da sigla N/A quando não houver um método de controle ou uma ação recomendada; Para saber o NPR de cada componente, é necessário somar o NPR de cada causa de falha relacionadas a esse componente; Para saber o NPR total,
Soluções para a tarefa
Resposta:
Equipamento: Função do Equipamento: Responsável:
MOTOR BOMBEAMENTO
Efeitos de Falha Severidade Causa da Falha Método de Controle Ocorrência Detecção NPR Ação Recomendação:
Quebra do rolamento 10 Tipo incorreto de lubrificante N/A 1 5 50 Consultar Manual do Fabricante e/ou o próprio fabricante.
10 Aplicação errada do lubrificante N/A 5 5 250 Consultar Manual do Fabricante e/ou o próprio fabricante.
Quebra do rolamento 10 Lubrificação insuficiente N/A 1 10 100 Consultar Manual do Fabricante e/ou o próprio fabricante.
10 Desgaste Inspeção anual do desalinhamento do eixo/acoplamento 5 10 500 Análise de vibração e termografia e Investimento em Treinamento.
10 Falta de Manutenção Inspeção anual do desalinhamento do eixo/acoplamento 1 5 50 Análise de vibração e termografia e Investimento em Treinamento.
NPR TOTAL DO COMPONENTE 950
Desligamento do Equipamento 10 Desgaste Inspeção visual 1 5 50 N/A
10 Corrosão Inspeção visual 1 10 100 N/A
10 Instalação Inadequada Inspeção anual do desalinhamento do eixo/acoplamento 5 1 50 Investir em treinamento.
10 Manutenção Inadequada N/A 1 1 10 Investir em treinamento.
NPR TOTAL DO COMPONENTE 210
Danificar o rolamento e Tornar necessária a reconstrução do motor 10 Estresse térmico Checagem do sistema através de um calibrador de folga 5 10 500 Analisar a vibração
10 Desbalanceamento Checagem do sistema através de um calibrador de folga 5 1 50 Analisar a vibração
10 Problema de montagem Checagem do sistema através de um calibrador de folga 5 5 250 Analisar a vibração
NPR TOTAL DO COMPONENTE 800
Superaquecimento e desligamento do equipamento 10 Corrosão Inspeção visual 5 5 250 Fazer uma limpeza mensal na ventoinha
10 Quebra Inspeção visual 1 1 10 Fazer uma limpeza mensal na ventoinha
10 Falta de limpeza Inspeção visual 1 1 10 Fazer uma limpeza mensal na ventoinha
NPR TOTAL DO COMPONENTE 270
Falha no motor 10 Superaquecimento Medições básicas e medições de tensão 5 5 250 Aplicar análise de vibração para monitorar as condições do rolamento e desalinhamento do eixo.
10 Rompimento do Isolamento Medições básicas e medições de tensão 5 5 250 Aplicar análise de vibração para monitorar as condições do rolamento e desalinhamento do eixo.
10 Picos de tensão Medições básicas e medições de tensão 1 5 50 Aplicar análise de vibração para monitorar as condições do rolamento e desalinhamento do eixo.
NPR TOTAL DO COMPONENTE 550
NPR TOTAL DO COMPONENTE 2780
Explicação: