Numa economia real, sabe-se que são produzidos bens e serviços de diferentes categorias e constituições, os quais são, em face de suas características, medidos em unidades específicas. Como calcular o PIB de uma economia real em consequência de sua complexidade? É necessário utilizar uma nova definição do PIB?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cálculo do PIB, é feito com base na soma dos bens produzidos:
1. - Riqueza, soma-se todas as riquezas produzidos na área. Nessa soma, leva-se em consideração o que foi produzido pela industria, pelo setor de serviços (Todas atividades remuneradas) e pela agropecuária.
- Desconsidera-se nesse caso os produtos intermediários, ou seja, as matérias-prima, para não contabiliza-las duas vezes
2. - Demanda: considera-se o consumo, ou seja leva em conta a despesa interna, sendo assim há uma análise sobre o que é consumida pelas famílias e pelo governo, bem como despesas das empresas (privadas ou governamentais) que investem. As importações e exportações, também são consideradas nesse cálculo. A soma é feita de que é comprado.
3. - Renda: soma-se as remunerações com base nos salários, juros, alugues e lucros distribuídos. Nesse caso, considera-se que o salário pode pagar pela comida vendida no restaurante por exemplo, e dessa forma, paga-se também pelo serviço, garantindo ainda o lucro obtido pelo estabelecido, assim os custos da produção.
Explicação: