Numa discussão entre professores surgiram opiniões diferentes sobre o ensino dos números para as crianças do 1º ano. Observe-as: I - A professora Silvia defendeu a ideia de que, para iniciar seu trabalho com números, ela parte do que os alunos já sabem, identificando como os eles os utilizam, para que servem, que dificuldades as crianças revelam. II - A professora Renata disse a essa colega que iniciava seu trabalho com números de 1 a 9 e depois ia ampliando até o 99. III - A professora Vera comentou que, mesmo sem compreender as funções do número, seus alunos percebem a diversidade de situações em que o número é usado.
Soluções para a tarefa
I e III Correto
Correta. De acordo com o que foi estudado, a professora Silvia e a professora Vera se aproximam das discussões apresentadas no texto. Algumas justificativas são baseadas nos autores e nos PCNs. Fayol destaca que, mesmo sem compreender as funções do número, as crianças percebem, desde pequenas, a diversidade desituações em que o número é usado.
Lerner e Sadovsky (1996) afirmam que as crianças, a partir de experiências significativas, constroem hipóteses em relação à escrita numérica antes mesmo de iniciar a escolaridade básica. Entre as hipóteses, destacamse: a quantidade de algarismos de um número e a posição dos algarismos como critérios de comparação e a escrita baseada na fala. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que as sequências didáticas para a construção das aprendizagens das crianças sobre os números devem ter como questão norteadora “Para que servem os números” e a exploração das funções sociais dos números.