Numa determinada espécie de tartaruga existe um par de alelos que determina o número de placas dérmicas na borda do casco. O alelo dominante D determina a presença de quatro placas enquanto seu alelo recessivo d determina a presença de cinco placas. Se cruzarmos um casal de tartarugas com quatro placas que já tiveram filhotes de cinco placas, qual é a probabilidade desse casal ter um filhote com quatro placas dérmicas? 2) Rodrigo, que é albino, casou-se com Gisele, que é normal e é filha de Renan que é albino. Calcule a probabilidade desse casal ter dois filhos normais para a pigmentação da pele? 3) Numa determinada espécie de rato existe um par de alelos que determina a presença ou ausência de listras brancas na pelagem. O alelo dominante F determina a ausência de listras enquanto seu alelo recessivo f determina a presença de listras. Se cruzarmos dois ratos híbridos quantos dos seus 24 filhotes esperamos que tenham listras? 4) O homúnculo é um dos principais argumentos a favor da participação da mulher na transmissão dos caracteres de uma geração para outra. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta. 5) A molécula de DNA é produzida a partir de um molde da molécula de RNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Bom dia
Vamos anotar o que a questão nos diz :
Ela nos diz que em uma espécie de tartaruga, o alelo'' D '' determina a presença de 4 placas, e seu alelo ''d'' a presença de 5 placas, nos informa que houve um cruzamento entre tartarugas com 4 placas que já tiveram filhotes com 5 placas.
- Qual o primeiro passo para respondermos à essa questão ?
Bom, o primeiro é anotarmos os genótipos das tartarugas, ambas são heterozigotas Dd
- E como saber disso ?
Porque se a presença de 4 placas é dominante, pode ser dada por 2 genótipos : O homozigoto dominante (DD),e o heterozigoto (Dd),e uma tartaruga com 5 placas sendo uma característica recessiva, seria dada pelo genótipo o homozigoto recessivo (dd).
- Supondo que uma tartaruga fosse homozigota dominante DD, e outra heterozigota Dd, fazendo o cruzamento :
D D
D DD DD
d Dd Dd
Nenhuma tartaruga teria 5 placas no casco, visto que nenhum genótipo é homozigoto recessivo.
- Sendo as duas homozigotas dominantes :
D D
D DD DD
D DD DD
Só iriam nascer homozigotas dominantes, com 4 placas nos cascos.
- Porém, sendo as duas heterozigotas :
D d
D DD Dd
d Dd dd
Desse cruzamento, percebemos que há um genótipo homozigoto recessivo, e por isso sabemos que a probabilidade de eles terem um filhote com 4 placas é de 3/4 ou 75%, isso porque dos 4 genótipos resultantes, 3 codificam 4 placas (codificado pelo genótipo homozigoto dominante DD, e pelos 2 heterozigotos Dd), e 1/4 ou 25% codificariam a possibilidade de ter 5 placas (dd), por isso, a resposta da 1 é 3/4 ou 75%.
2) O albinismo é uma doença de caráter recessivo, isso significa que uma pessoa não albina pode ser dada por 2 genótipos : o heterozigoto (representado por Aa), e pelo homozigoto dominante (representado por AA), e uma pessoa albina seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa). Esse é um ponto muito importante que temos que nos lembrar para respondermos à essa questão
- Temos que nos lembrar de mais alguma coisa ?
Sim, na verdade de 3 regras (más só iremos usar duas)
- A regra do E
- A regra do OU
- A regra do menino/menina
- O que diz a regra do menino/menina ?
Nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de nascer um menino ou uma menina nós deveremos multiplicar OU somar, por 1/2. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de possibilidade de você nascer um menino, e 1/2 (50%) de nascer menina.
- O que diz a regra do E ?
Nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer uma coisa E outra, nós iremos multiplicar as possibilidades, por exemplo, vamos dizer que a questão pede : ''qual a possibilidade de nascer um menino E uma menina ?'' seria de 1/4 ou 25%, pois pegaríamos a possibilidade de ser menino (1/2), e multiplicaríamos pela de ser menina (1/2), 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%
- E o que diz a regra do OU ?
Sempre que a questão pedir a possibilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós iremos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a possibilidade de nascer um menino OU uma menina ?'', seria de 100%, pois pegaríamos a possibilidade de nascer menino (1/2) e somaríamos com a de nascer menina (1/2), 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%
Detalhe matemático : Se a questão pede : ''qual a probabilidade de nascer 2 meninos ?'', nós elevamos ao quadrado a probabilidade de nascer um menino, ou seja, (1/2)² = 1/4.
Sabendo dessas regras, podemos resolver a questão :
Ela nos diz que Rodrigo é albino (aa), e que se casa com Gisele, que é normal, porém, é filha de Renan que é albino (aa), logo, Gisele obrigatoriamente é heterozigota (Aa)
- E por que ?
Porque se ela é não albina, ela possui o alelo dominante, e se o pai é albino, ele possui os 2 alelos recessivos, se a mãe for dominante ou heterozigota, não temos que saber.
- Pois supondo que a mãe fosse homozigota dominante :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
Todos seriam heterozigotos.
- Sendo a mãe heterozigota e o pai albino :
a a
A Aa Aa
a aa aa
1/2 (50%) seriam albinos (representados pelos 2 genótipos aa), e 2 seriam não albinos (representados pelos 2 genótipos heterozigotos Aa), que é o mesmo cruzamento de Gisele (heterozigota), com o Rodrigo (albino)
- Calculando a probabilidade desse casal ter 2 filhos normais :
(1/2)² = 1/4 x 1/2 (probabilidade de não ser albino) = 1/8 ou 12,5%, portanto, a probabilidade de isso ocorrer é de 1/8 ou 12,5%.
3) Fazendo o cruzamento entre 2 ratos heterozigotos (Ff) :
F f
F FF Ff
f Ff ff
Na mesma proporção da primeira questão, 1/4 teriam características recessivas (presença de listras), como a questão pede a quantidade de ratos com listras de um total de 24 ratos, é só fazermos 1/4 de 24, que é a mesma coisa de pegarmos 24 e dividir por 4, que é igual à 6, portanto, 6 ratos teriam listras.