Numa democracia representativa, o instrumento normalmente mais utilizado é o voto. O objetivo principal é que os cidadãos tenham o direito de escolher quem vai ocupar determinado cargo eletivo. A cidadania, portanto, é exercida em grande parte por meio do voto universal, quando todo e qualquer cidadão tem o direito de votar, independente de gênero, cor, credo, idade, escolaridade. Esse voto vai para um representante: uma pessoa que se dispõe a levar propostas, soluções, discussões da sociedade para o “local oficial” de deliberação – que seria uma Câmara de Vereadores ou de Deputados, por exemplo. Nesse sistema político, os cidadãos elegem representantes, que deverão compor um conjunto de instituições políticas dos poderes Executivo e Legislativo.
A partir das informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É preciso que exista afinidade nas ideias na relação entre representante-representado, com grande responsabilidade no ato da escolha, porque escolhas mal feitas acarretam em graves consequências para a sociedade.
PORQUE
II. O sistema de representação proporcional tem a finalidade de garantir a representação das minorias, fazendo com que elas participem do governo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Ambas estão corretas, mas a alternativa II não é uma justificativa correta da I.
Na própria alternativa I já tem a justificativa.
É preciso que exista afinidade nas ideias na relação entre representante-representado, com grande responsabilidade no ato da escolha, POR QUE escolhas mal feitas acarretam em graves consequências para a sociedade.
O sistema de representação proporcional surge como forma de garantir a representação política das minorias, pois “neste sistema, todos os partidos têm direito a representação, estabelecendo-se uma proporção entre o número dos votos recebidos pelo partido e o número de cargos que ele obtém".
A alternativa correta quanto às afirmativas sobre a democracia representativa é a Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmações apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que as ideias entre quem representa e quem é representado precisam estar interligadas, para que seja feita a melhor tomada de decisão.
II - A segunda afirmativa está CORRETA, dado que o sistema de representação proporcional possui o objetivo de que as minorias tenham representação e participação no governo.
A asserção II não é uma justificativa da asserção I, visto que ela não condiciona a primeira.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/9036808