Pedagogia, perguntado por eldisnayalvesoz0wow, 1 ano atrás

Numa democracia, quem defende ideais contrários à emancipação, e, portanto, contrários à decisão consciente independente de cada pessoa em particular, é antidemocrata, até mesmo se as ideias que correspondem a seus desígnios são difundidas no plano formal da democracia. As tendências de apresentação de ideias exteriores que não se originam a partir da própria consciência emancipada, ou melhor, que se legitimam frente a essa consciência, permanecem sendo coletivistas-reacionárias. (ADORNO, 1995, p. 142).
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre as ideias de Adorno, encontre a alternativa correta. Escolha uma:
a. Adorno aponta que não há democracia sem sujeitos com autonomia de pensamento, emancipados. CORRETO
b. Adorno aponta que, em uma democracia, quem quiser defender uma educação sem autonomia, está no seu direito.
c. Para Adorno, a ideia de democracia não se relaciona com a emancipação.
d. Adorno foi um cientista político e, por isso, discute a democracia e seu plano formal.
e. Adorno é contra a democracia.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
58

A é verdadeira, de modo que, para Adorno, a democracia não pode ser apenas um sistema formal de governo, mas deve ser, também, um sistema prático, de modo que os cidadãos precisam ter condições reais e efetivas de participar ativamente na política para que haja, de fato, uma democracia.

Por conta disto, Adorno criticava aquilo que ele via na sociedade como sinais de uma "condução" da política por forças alheias à própria política, como a cultura de massa, por exemplo.

Respondido por vchinchilla22
17

A partir da leitura do texto acima sobre as ideias de Adorno, podemos determinar que a alternativa correta é: Alternativa A.

Sabemos que a democracia é uma forma de organização estatal na qual as decisões coletivas são tomadas pelo povo por meio de mecanismos de participação direta ou indireta que conferem legitimidade a seus representantes; porém, ela

O autor Adorno aponta que não há democracia sem sujeitos com autonomia de pensamento, emancipados, pois é necessário que existam uma verdadeira e plena convicção sobre o que é e o que implica a democracia.

Assim a democracia depende em grande medida da capacidade das pessoas para tomar as decições baseadas nos valores morais e na ética, para o bem em conjunto da sociedade.

Você pode ler  mais: https://brainly.com.br/tarefa/165230

Anexos:
Perguntas interessantes