Numa corda de comprimento 120 cm, as ondas formadas se propagam com velocidade de 60 m/s. Determine o comprimento da onda e a freqüência para a vibração fundamental, o segundo e o terceiro harmônico que se estabelecem nessa corda.
Soluções para a tarefa
Temos que:
L = 1,2 m
v = 60 m/s
Para o harmônico fundamental, n = 1, e temos apenas um ventre na vibração. Vemos que apenas um ventre é meio comprimento de onda.
Frequência:
Para o segundo harmônico, fazemos de modo análogo:
Por fim, para o terceiro:
Para uma corda de 120 cm com ondas que se propagam com velocidade de 60 m/s temos que o comprimento de onda e frequência para a vibração fundamental é de 2,4 m e 25 Hz respectivamente, para o segundo harmônico temos 1,2 m e 50 Hz, para o terceiro temos 0,8 m e 75 Hz.
Harmônicos
Um harmônico é uma onda ou sinal cuja frequência é um múltiplo da frequência do mesmo sinal ou onda de referência. Todos os harmônicos são periódicos na frequência fundamental, a soma dos harmônicos também é periódica nessa frequência. O conjunto de harmônicos forma uma série harmônica.
Para uma onda formada em uma corda, temos uma relação dada por:
Temos também que frequência de uma onda é dada por:
Onde,
- comprimento da corda
- ordem do harmônico
- comprimento de onda
- frequência
- velocidade
Calculando respectivamente o comprimento de onda e depois a frequência para uma corda de 120 cm = 1,2 m com velocidade de 60 m/s temos:
- vibração fundamental possui apenas um harmônico, logo n = 1
Temos um comprimento de onda de 2,4 m temos uma frequência de:
- segundo harmônico tem n = 2
- terceiro harmônico tem n =3
Veja mais sobre Harmônicos em: https://brainly.com.br/tarefa/42276809
#SPJ2