numa aula prática de calorimetria, um professor faz a seguinte demonstração a seus alunos: apoia três esferas metálicas A, B e C de mesma massa, mas de substâncias diferentes, aquecidas a 100 c (Celcius), sobre um bloco de gelo fundente. verifica que para atingir o equilíbrio térmico com o gelo, a esfera C é a que derrete a maior quantidade de gelo, afundando mais, enquanto que a esfera A é a que derrete a menor quantidade de gelo.
qual das três esferas apresenta maior calor especifico? justifique a sua resposta.
Soluções para a tarefa
Diante do evienciado, podemos primeiramente compreender que quanto maior o calor específico, mais uma substância irá demorar para que seja aquecida ou ainda resfriada.
Logo, podemos compreender que a lógica é a seguinte: quanto menor o calor específico de um determinado material, mais rápida será a transformação de temperatura do mesmo. Logo, podemos afirmar que A apresenta maior calor específico, haja vista que derrete menor quantidade de gelo.
Resposta:
A esfera com maior calor específico é a C. A resposta anterior está equivocada.
Explicação:
Considerando as massas e as variações de temperaturas iguais, podemos observar que a esfera C derrete mais. Isso significa que ela precisou de MAIS calor para sofrer uma variação, sendo diretamente proporcional ao calor específico. Tal relação de proporcionalidade pode ser comprovada pela fórmula : Q = m .c. T, na qual onde isolamos o calor específico : c = Q / m . T.