Numa aula de Química, o professor fez a seguinte afirmação: em condições normais, o ponto de ebulição da água é 100° c. E logo, um dos alunos apontou que tal afirmação referia-se a uma propriedade geral da matéria. O que o aluno falou está correto? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ponto de ebulição da água pura em condições normais de temperatura e pressão é de 100°C. Portanto o aluno estava certo ao afirmar que é uma propriedade geral da matéria, pois o mesmo pode variar de acordo com as condições ambientais.
Explicação:
O ponto de ebulição da água pode variar de acordo com a condição em que a água se encontra. Em condições em que a pressão é diferente, a água pode ter ponto de ebulição mais alto ou mais baixo.
Como um exemplo em que o ponto de ebulição da água está abaixo dos 100°C é em altitudes bem acima do nível do mar, como na capital da Bolívia, em La Paz. Isso ocorre devido ao fato de que a pressão atmosférica é mais baixa o que permite uma transição do estado líquido para o estado gasoso ou vapor, mais facilmente.