Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).
A noite, ocorre um processo inverso ao que se verifica durante o dia.
Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:
a) O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma area de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.
c) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.
d) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.
e) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.
Por favor se puderem me ajudar dando uma justificativa da alternativa correta ficarei muito grata. Obrigada!
Soluções para a tarefa
Durante a noite a área do continente se resfria mais rápido que nos mares, assim criando uma área de alta pressão no continente e de baixa pressão no mar, sabemos que os ventos vem do ambiente com maior pressão para o de menor pressão, portanto a brisa terrestre na noite é inverso do dia.
Olá!
ALTERNATIVA A
O ar que está sobre a água se aquece mais; ao subir, deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.
Durante o dia a terra aquece mais rapidamente do que a água, logo o ar junto à superfície terrestre está mais quente e é empurrado para cima pelo ar frio vindo do mar que forma uma brisa durante os dias quentes.
À noite o processo é o inverso porque o mar demora mais a perder calor do que a terra. Isso ocorre pois a água tem uma grande capacidade térmica mássica que faz com que ceda calor à vizinhança muito lentamente, e assim, as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna.
Durante a noite, a água perde calor e o ar sobre o oceano fica mais quente do que na terra. Como a pressão sobre o continente fica relativamente maior, os ventos dirigem-se para o mar, que tem pressão mais baixa, formando a brisa terrestre.
Bons Estudos